American Accountant (tradução portuguesa: Contabilista Americano, HBO).No seu primeiro papel dramático, Valdemar Cranston (irmão mais novo de Bryan Cranston, estrela de Breaking Bad) interpreta o papel de Jimmy Protagonist, um nova-iorquino com um passado problemático que tenta recomeçar a vida abrindo um escritório de contabilidade no Harlem com o seu melhor amigo, Danny, que espera usar o negócio para pagar uma dívida de jogo ao temido mafioso Tommy "Três Dentes" Torino, um vilão que promete marcar a história da televisão com o seu hábito de fazer ameaças em voz baixa e falando muito devagar. A cena inicial dá o mote para a série: os dois parceiros bebem uísque num pequeno bar local pouco iluminado; a conversa está grávida de silêncios evocativos; em pano de fundo, ouvem-se os acordes de Hotel California, uma escolha musical subtilmente irónica; há um grande plano de um molho de facturas ensopadas. De repente, um flashback para os anos 20, e para uma sequência onírica que mostra a chegada dos antepassados de Jimmy à América, a Terra da Oportunidade. O patriarca da família, Constantino Protagonist, pega no seu amuleto (uma pata de veado) enquanto observa a Estátua da Liberdade e murmura para si mesmo, "a vida é aquilo que fazemos dela". Nove décadas mais tarde, o seu descendente desbrava os abismos filosóficos dessa profecia, e revela-nos até onde um homem está disposto a ir de forma a assegurar o rigoroso apuramento de resultados financeiros e o cumprimento de prazos para encerramento de contas..Mais do que uma simples história sobre como organizar e classificar documentos contabilísticos em função dos procedimentos em vigor, American Accountant é, no fundo, uma meditação sobre o Sonho Americano.. The Night Benji Didn"t Come Home (tradução portuguesa: A Noite em Que o Benji não Regressou a Casa, Netflix).Documentário sobre um caso real que marcou para sempre a pequena povoação de Villageville Town, no Minnesota. Na noite de 15 de Outubro de 1989, um podengo chamado Benji saiu do quintal da família Madsen em perseguição de um coelho e não regressou. A população organizou buscas prolongadas, houve uma investigação policial inconclusiva, mas o caso nunca foi resolvido. Trinta anos depois, uma equipa de filmagens chega à localidade para tentar perceber o impacto do misterioso incidente na comunidade..A "estrela" do documentário é Stuart Madsen, o membro mais novo da família, e o mais afectado pelo desaparecimento de Benji. O caso levou-o ao alcoolismo, à toxicodependência, e também a integrar uma organização neonazi. Os momentos mais pungentes do programa são os seus monólogos (ao som de Nessun Dorma) a recapitular os pesadelos que o atormentaram durante toda a adolescência: "Primeiro sonhava com o Benji a afogar-se num rio, ou a ser atropelado... depois comecei a sonhar com suásticas, câmaras de gás, e com desfazer estrangeiros à porrada... na minha cabeça, tudo se misturou... foram tempos complicados.".Um documento essencial para compreender o momento actual, A Noite em Que o Benji não Regressou a Casa aborda também outros temas relevantes, como as alterações climáticas (a pequena povoação é afectada por cheias), o terrorismo (a pequena povoação é alvo de um atentado), o casamento homossexual (a pequena povoação descriminalizou-o), o aborto (a pequena povoação proibiu-o), e a caça às baleias (a pequena povoação fica longe do mar, mas muitos dos seus habitantes são obcecados com cetáceos).. Sack of Shit (tradução portuguesa: Monte de Merda, HBO).Primeiro veículo de ficção do polémico comediante Klaus McMaverick, que saltou para a ribalta depois do seu especial de stand-up intitulado Klauschwitz, no qual imaginava várias situações controversas, como um concurso de karaoke entre vítimas do Holocausto, e que deu origem a várias petições online para cancelar esta sua nova proposta criativa.Monte de Merda acompanha as peripécias de um comediante nova-iorquino no desemprego chamado Klaus McMaverick (de inspiração claramente autobiográfica), e extrai brilhantes momentos de humor das suas carrancudas interacções com habitantes do seu bairro - a já clássica cena em que humilha um merceeiro paquistanês que se enganou no troco produziu um vídeo viral que acumulou mais de seiscentos mil retweets. Mas McMaverick é demasiado inteligente para se ficar pela mera comédia de observação, e a série é pontuada por situações nas quais engendra confrontos subtis com os seus próprios demónios e com os problemas que assolam as sociedades capitalistas. A sequência em que descobre que o psicólogo que ouve os seus desabafos misantrópicos é ele próprio um misantropo é exemplar nesse sentido..Destaque também para a cena divertidíssima em que descontrói o conceito de hipermasculinidade tóxica ao violar um pacote de batatas fritas Pringle no meio de um ginásio. Um talento a acompanhar.. Notre-Dame (tradução portuguesa: Notre-Dame, Netflix).Minissérie de cinco episódios da mesma equipa criativa responsável por Chernobyl, e que dramatiza os terríveis eventos em torno do incêndio na catedral parisiense em Abril deste ano..Com um enorme orçamento ao seu dispor, a produção não se poupou a pormenores, e construiu uma réplica exacta da catedral com o auxílio de sete mil consultores históricos. A fotografia é imaculada, sempre em tons sombrios, mesmo quando as cenas se passam à luz do dia, porque o assunto não é para brincadeiras. O primeiro episódio mostra o pânico entre as primeiras testemunhas, tão nervosas perante o cataclismo que mal conseguiam segurar os smartphones de forma a captar imagens pouco tremidas; e também os esforços dos primeiros socorristas a acorrer ao local, incluindo um nobre e idealista perito em incêndios que tem de negociar vários obstáculos frustrantes, incluindo um burocrata que não acredita em fogo (diálogo representativo: "Homem, você não percebe que os incêndios surgem por causa de uma reacção química entre o oxigénio na atmosfera e algum tipo de material combustível?" "Não me venha com histórias, Bourigeaud. Já li na internet que as coisas não são bem assim.").Mas o maior mérito da série é dar destaque aos verdadeiros heróis daquele dia que ficará para sempre na memória de uma geração: os comentadores televisivos, obrigados a trabalhar em directos que chegaram a durar oito horas consecutivas, e que lutaram até aos limites da exaustão (física, emocional e semântica) para encontrar novas maneiras de utilizar as palavras "símbolo" e "civilização"..Escreve de acordo com a antiga ortografia
American Accountant (tradução portuguesa: Contabilista Americano, HBO).No seu primeiro papel dramático, Valdemar Cranston (irmão mais novo de Bryan Cranston, estrela de Breaking Bad) interpreta o papel de Jimmy Protagonist, um nova-iorquino com um passado problemático que tenta recomeçar a vida abrindo um escritório de contabilidade no Harlem com o seu melhor amigo, Danny, que espera usar o negócio para pagar uma dívida de jogo ao temido mafioso Tommy "Três Dentes" Torino, um vilão que promete marcar a história da televisão com o seu hábito de fazer ameaças em voz baixa e falando muito devagar. A cena inicial dá o mote para a série: os dois parceiros bebem uísque num pequeno bar local pouco iluminado; a conversa está grávida de silêncios evocativos; em pano de fundo, ouvem-se os acordes de Hotel California, uma escolha musical subtilmente irónica; há um grande plano de um molho de facturas ensopadas. De repente, um flashback para os anos 20, e para uma sequência onírica que mostra a chegada dos antepassados de Jimmy à América, a Terra da Oportunidade. O patriarca da família, Constantino Protagonist, pega no seu amuleto (uma pata de veado) enquanto observa a Estátua da Liberdade e murmura para si mesmo, "a vida é aquilo que fazemos dela". Nove décadas mais tarde, o seu descendente desbrava os abismos filosóficos dessa profecia, e revela-nos até onde um homem está disposto a ir de forma a assegurar o rigoroso apuramento de resultados financeiros e o cumprimento de prazos para encerramento de contas..Mais do que uma simples história sobre como organizar e classificar documentos contabilísticos em função dos procedimentos em vigor, American Accountant é, no fundo, uma meditação sobre o Sonho Americano.. The Night Benji Didn"t Come Home (tradução portuguesa: A Noite em Que o Benji não Regressou a Casa, Netflix).Documentário sobre um caso real que marcou para sempre a pequena povoação de Villageville Town, no Minnesota. Na noite de 15 de Outubro de 1989, um podengo chamado Benji saiu do quintal da família Madsen em perseguição de um coelho e não regressou. A população organizou buscas prolongadas, houve uma investigação policial inconclusiva, mas o caso nunca foi resolvido. Trinta anos depois, uma equipa de filmagens chega à localidade para tentar perceber o impacto do misterioso incidente na comunidade..A "estrela" do documentário é Stuart Madsen, o membro mais novo da família, e o mais afectado pelo desaparecimento de Benji. O caso levou-o ao alcoolismo, à toxicodependência, e também a integrar uma organização neonazi. Os momentos mais pungentes do programa são os seus monólogos (ao som de Nessun Dorma) a recapitular os pesadelos que o atormentaram durante toda a adolescência: "Primeiro sonhava com o Benji a afogar-se num rio, ou a ser atropelado... depois comecei a sonhar com suásticas, câmaras de gás, e com desfazer estrangeiros à porrada... na minha cabeça, tudo se misturou... foram tempos complicados.".Um documento essencial para compreender o momento actual, A Noite em Que o Benji não Regressou a Casa aborda também outros temas relevantes, como as alterações climáticas (a pequena povoação é afectada por cheias), o terrorismo (a pequena povoação é alvo de um atentado), o casamento homossexual (a pequena povoação descriminalizou-o), o aborto (a pequena povoação proibiu-o), e a caça às baleias (a pequena povoação fica longe do mar, mas muitos dos seus habitantes são obcecados com cetáceos).. Sack of Shit (tradução portuguesa: Monte de Merda, HBO).Primeiro veículo de ficção do polémico comediante Klaus McMaverick, que saltou para a ribalta depois do seu especial de stand-up intitulado Klauschwitz, no qual imaginava várias situações controversas, como um concurso de karaoke entre vítimas do Holocausto, e que deu origem a várias petições online para cancelar esta sua nova proposta criativa.Monte de Merda acompanha as peripécias de um comediante nova-iorquino no desemprego chamado Klaus McMaverick (de inspiração claramente autobiográfica), e extrai brilhantes momentos de humor das suas carrancudas interacções com habitantes do seu bairro - a já clássica cena em que humilha um merceeiro paquistanês que se enganou no troco produziu um vídeo viral que acumulou mais de seiscentos mil retweets. Mas McMaverick é demasiado inteligente para se ficar pela mera comédia de observação, e a série é pontuada por situações nas quais engendra confrontos subtis com os seus próprios demónios e com os problemas que assolam as sociedades capitalistas. A sequência em que descobre que o psicólogo que ouve os seus desabafos misantrópicos é ele próprio um misantropo é exemplar nesse sentido..Destaque também para a cena divertidíssima em que descontrói o conceito de hipermasculinidade tóxica ao violar um pacote de batatas fritas Pringle no meio de um ginásio. Um talento a acompanhar.. Notre-Dame (tradução portuguesa: Notre-Dame, Netflix).Minissérie de cinco episódios da mesma equipa criativa responsável por Chernobyl, e que dramatiza os terríveis eventos em torno do incêndio na catedral parisiense em Abril deste ano..Com um enorme orçamento ao seu dispor, a produção não se poupou a pormenores, e construiu uma réplica exacta da catedral com o auxílio de sete mil consultores históricos. A fotografia é imaculada, sempre em tons sombrios, mesmo quando as cenas se passam à luz do dia, porque o assunto não é para brincadeiras. O primeiro episódio mostra o pânico entre as primeiras testemunhas, tão nervosas perante o cataclismo que mal conseguiam segurar os smartphones de forma a captar imagens pouco tremidas; e também os esforços dos primeiros socorristas a acorrer ao local, incluindo um nobre e idealista perito em incêndios que tem de negociar vários obstáculos frustrantes, incluindo um burocrata que não acredita em fogo (diálogo representativo: "Homem, você não percebe que os incêndios surgem por causa de uma reacção química entre o oxigénio na atmosfera e algum tipo de material combustível?" "Não me venha com histórias, Bourigeaud. Já li na internet que as coisas não são bem assim.").Mas o maior mérito da série é dar destaque aos verdadeiros heróis daquele dia que ficará para sempre na memória de uma geração: os comentadores televisivos, obrigados a trabalhar em directos que chegaram a durar oito horas consecutivas, e que lutaram até aos limites da exaustão (física, emocional e semântica) para encontrar novas maneiras de utilizar as palavras "símbolo" e "civilização"..Escreve de acordo com a antiga ortografia