CP passa a ler passes e bilhetes com telemóveis nos comboios
Da próxima vez que andar de comboio não estranhe se o revisor usar um telemóvel para ler bilhetes ou passes. A CP já está a testar um novo sistema de fiscalização e venda a bordo dos comboios dentro de Lisboa e que será alargado a todo o país em 2019. Também será possível pagar com cartão de crédito os bilhetes comprados durante a viagem graças a um terminal de pagamento automático da rede Multibanco.
Os novos equipamentos já começaram a ser distribuídos nas linhas de comboios de Lisboa e o Dinheiro Vivo já viu como funciona este sistema: um smartphone com sistema operativo Android faz a leitura do bilhete ou do passe; o terminal TPA, além dos pagamentos, é utilizado para imprimir recibos, autos ou outros documentos que venham a ser necessários.
"Esta nova solução permite ler todos os tipos de cartões existentes (utilizando chaves de encriptação quer da Área Metropolitana de Lisboa quer da do Porto) e possibilitar o pagamento eletrónico com cartões bancários ", explica fonte oficial da empresa ao Dinheiro Vivo. A empresa pública não adiantou qual o investimento nesta solução.
Os novos equipamentos aumentam também a segurança dos revisores, uma vez que transportam consigo menos dinheiro da venda de bilhetes. A compra de bilhetes dentro dos comboios da CP apenas é permitida quando não há sistemas de venda de títulos na estação de embarque ou "na área circundante à estação -200 metros além da zona limitada pela estação", segundo as condições gerais de transporte.