Premium Reutilize, ofereça, recicle. Um regresso às aulas mais ecológico

Roupa, mochila, livros, cadernos, estojo, canetas, lápis, régua, borracha... No regresso às aulas, a lista costuma ser longa e, por vezes, pouco amiga do ambiente. Para que o início de ano seja mais sustentável, a Sociedade Ponto Verde dá alguns conselhos aos portugueses.

Cinco filhos, quatro em idade escolar: Isabel, 7 anos, João, 10, António, 13, e Maria, 14. À primeira vista, o regresso à escola podia ser uma verdadeira dor de cabeça para a mãe, Isabel Rebelo. Mas, curiosamente, não é. "Acho que se ganha resistência. Não stresso muito com essas coisas", diz. Ao DN, a arquiteta paisagista revela alguns segredos para um início de ano tranquilo: aproveitar o material do ano anterior, comprar em segunda mão e fazer uma lista de compras.

No final do ano letivo, Isabel lava as mochilas e os estojos, para avaliar o que pode ser usado no ano seguinte. "Usam as mochilas até se estragarem. Só se compra uma nova quando a antiga vai para o lixo. E o mesmo acontece com os estojos." Não compram material dos super-heróis, por exemplo. "Escolhemos mochilas boas, a preços reduzidos, para que possam durar muitos anos. Procuramos mochilas em segunda mão, mas como novas, no OLX."

Ler mais

Exclusivos