Premium Em 2019 muda a liderança de quatro instituições europeias e a corrida já começou

A União Europeia prepara-se para um ano único. Todas as lideranças institucionais serão renovadas no próximo ano. A corrida aos cargos de topo já começou.

Procura-se novo presidente para a Comissão Europeia, para o Conselho Europeu, para o Parlamento Europeu e para o Banco Central Europeu. Os cargos vão ficar vagos em 2019, mas a corrida aos mesmos, com as manobras de bastidores que isso implica, já começou.

O jogo para equilibrar a distribuição de cargos institucionais será definido a partir da escolha do presidente da Comissão Europeia. As eleições europeias acontecem entre 23 e 26 de maio em toda a União Europeia.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Patrícia Viegas

Espanha e os fantasmas da Guerra Civil

Em 2011, fazendo a cobertura das legislativas que deram ao PP de Mariano Rajoy uma maioria absoluta histórica, notei que quando perguntava a algumas pessoas do PP o que achavam do PSOE, e vice-versa, elas respondiam, referindo-se aos outros, não como socialistas ou populares, não como de esquerda ou de direita, mas como los rojos e los franquistas. E o ressentimento com que o diziam mostrava que havia algo mais em causa do que as questões quentes da atualidade (a crise económica e financeira estava no seu auge e a explosão da bolha imobiliária teve um impacto considerável). Uma questão de gerações mais velhas, com os fantasmas da Guerra Civil espanhola ainda presente, pensei.