Premium "Falta qualidade e igualdade na educação da América Latina"

O novo secretário-geral da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), o espanhol Mariano Jabonero, falou ao DN em vésperas de visitar Portugal.

O espanhol Mariano Jabonero assumiu na terça-feira o cargo de secretário-geral da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OIE) numa cerimónia na Casa da América, em Madrid. Como prometido, a sua primeira viagem após tomar posse, sucedendo ao brasileiro Paulo Speller, será a Lisboa, nos próximos dias 9 e 10 de julho.

A língua portuguesa é a língua fraca na região ibero-americana?

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.