Governo reforça financiamento nos transportes públicos com 439 milhões de euros
Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Governo reforça financiamento nos transportes públicos com 439 milhões de euros

Em relação ao ano passado, há um aumento de quase 30 milhões de euros. Reforço visa garantir tarifas acessíveis e melhorar a qualidade da oferta de transportes públicos.
Publicado a
Atualizado a

O Governo reforçou o financiamento nos transportes públicos em 2025 com mais quase 30 milhões de euros relativamente ao ano 2024. O valor total do apoio ao 'Programa Incentiva+TP' será de 439,19 milhões de euros, um crescimento face aos 410 milhões atribuídos no ano passado.

Financiado pelo Fundo Ambiental, este aumento fixado pelo Ministério do Ambiente e Energia, Ministério das Finanças e Ministério das Infraestruturas e Habitação assegura a continuidade do apoio à mobilidade sustentável e garante ainda que as áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais possam manter e melhorar a oferta de transportes públicos, assegurando um serviço mais acessível e eficiente para os cidadãos.

O Programa Incentiva+TP resulta da fusão do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), do Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransp) e das verbas extraordinárias anteriormente alocadas ao financiamento dos transportes (extra-PART).

“O aumento das verbas a atribuir em 2025 ao Incentiva+TP traduz o compromisso deste Governo em trazer mais pessoas para os transportes públicos a preços acessíveis, combatendo assim a pobreza de mobilidade. Este desígnio tem um objetivo: diminuir o uso do transporte individual, por forma a aumentar a quota modal do transporte público dos atuais 14% para mais de 20% em 2031”, considera o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, citado num comunicado do Governo

Já para Miranda Sarmento, ministro de Estado e das Finanças, “é bastante relevante a consignação ao Fundo Ambiental de 439,19 milhões de euros para o Programa de Incentivo ao Transporte Público Coletivo de Passageiros (Incentiva+TP), o que significa um reforço das políticas de promoção do transporte público por parte das áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais, assegurando o financiamento do sistema de transporte público a nível nacional, uma importante aposta do Governo, em valor superior ao executado em 2024".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt