Surfista Alex Botelho está "estável" após ser tirado inanimado das ondas da Nazaré (com vídeo)

Alexandre Botelho desmaiou enquanto surfava e foi socorrido pelo colega de equipa que o acompanhava de jetski, Hugo Vau, que também foi hospitalizado com uma fratura na perna.

O surfista português Alex Botelho foi esta terça-feira retirado do mar inconsciente durante o Nazaré Tow Surfing, na Praia do Norte. A prova do circuito mundial de ondas grandes foi interrompida para que o algarvio foi retirado pelo colega de equipa da Team Portugal, Hugo Vau, que se encontrava a auxiliar Alex Botelho de jetski.

Pelas imagens transmitidas em direto pela Sport TV, é possível ver Alex Botelho a ser projetado no ar, cair desamparado na água e depois arrastado por outra onda até ser retirado do mar.

O surfista foi depois socorrido pelos Bombeiros da Nazaré, que tiveram de realizar manobras de reanimação. Alex Botelho recuperou os sentidos, mas seguiu para o hospital. "A operação de resgate correu bem e o Alex [Botelho] reagiu à manobras de reanimação. Está estável e reage bem a estímulos. Foi levado para o Hospital de Leira para ser observado", disse ao DN fonte da organização.

"O Alex Botelho sofreu um traumatismo e teve uma fase em que ficou inconsciente dentro de água. Houve alguma dificuldade em tirá-lo do mar, o que é normal na Praia do Norte, mas, apesar de ter ficado cerca de dois minutos inconsciente, teve sempre pulsação, como foi possível observar já na areia", disse à Lusa o médico do circuito Nuno Oliveira,

De acordo com o médico, o surfista "vai ser submetido a mais exames, como um TAC ao crânio e um raio-x ao tórax, para garantir que não há lesões", mas "está estável e consciente, tem alguma memória do episódio, e um discurso perfeitamente lúcido".

Segundo Nuno Oliveira, o atleta algarvio está com uma situação clínica "controlada" e, neste momento, "não há nenhum sinal de alarme" sobre o seu estado.

Além de Alex Botelho, também Hugo Vau ficou ferido na sequência do mesmo acidente. Fonte da organização explicou ao DN que o surfista português foi encaminhado para o Hospital de Leiria "com uma fratura exposta na perna".

O campeonato das ondas gigantes

O Big Wave Tour (BWT) da World Surf League (WSL) emitiu um Alerta Verde para o evento Nazaré Tow Surfing Challenge, na Nazaré, a começou esta terça-feira, 11 de fevereiro. É o primeiro evento do género e contará com 10 equipas compostas por dois atletas. Cada dupla competirá duas vezes num heat de uma hora.

Um mega evento com quatro portugueses em prova: Alex Botelho e Hugo Vau (Team Portugal), Nic von Rupp (faz parceria com Francisco Porcella no Team Europa) e João de Macedo (faz parceria com Grant Baker no Team Atlantic)

Eis as equipas em prova: Team World: Sebastian Steudtner (DEU) & Maya Gabeira (BRA) Team Brazil: Rodrigo Koxa (BRA) & Pedro Scooby (BRA) Team Great Britain: Andrew Cotton (GBR) & Tom Butler (GBR) Team Australia: Ross Clarke-Jones (AUS) & Mick Corbett (AUS) Team Portugal: Alex Botelho (PRT) & Hugo Vau (PRT) Team Young Bulls: Lucas Chianca (BRA) & Kai Lenny (HAW) Team Europe: Nic von Rupp (PRT) & Francisco Porcella (ITA) Team France: Benjamin Sanchis (FRA) & Eric Rebiere (FRA) Team Atlantic: Grant Baker (ZAF) & João de Macedo (PRT) Team Justine: Justine Dupont (FRA) /Fred David (FRA/apenas condutor)

Veja aqui em direto.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG