Sp. Braga à procura de triunfo inédito no Estádio da Luz

Única vitória bracarense no estádio do Benfica foi conseguido por uma equipa treinada por... Sérgio Conceição, para a Taça de Portugal. Ambas as equipas atravessem uma fase vitoriosa e estão separadas por um ponto
Publicado a
Atualizado a

O Sp. Braga desloca-se este domingo ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica e Abel Ferreira, técnico dos bracarenses, prometeu na antevisão ao jogo uma "equipa focada no que tem de fazer" e com "força mental" para defrontar os encarnados e "lidar com as adversidades".

Os arsenalistas (3.º lugar) vão entrar no relvado à frente do Benfica (4.º) por um ponto e vão ter pela frente um jogo que pode contrariar a história. Em 70 jogos oficiais realizados fora com as águias, o Sp. Braga tem duas vitórias e 13 empates. E, de uma perspetiva mais rigorosa, tem apenas uma no Estádio da Luz e para a Taça de Portugal, na época 2014/2015. O outro triunfo, para o campeonato na época 1954/1955, aconteceu com o Benfica a jogar em casa emprestada, no Jamor.

Abel vai tentar ser o primeiro treinador bracarense a sair da Luz com três pontos, e o segundo a vencer depois de... Sérgio Conceição. O treinador do FC Porto orientava o Sp. Braga que eliminou o Benfica de Jorge Jesus nos oitavos de final da Taça de Portugal 2014/2015. Nesse encontro, também em dezembro, os adeptos encarnados festejaram primeiro com um golo de Jonas, mas Aderlan Santos e Pardo acabariam por virar o resultado. Na mesma temporada, o Sp. Braga foi à final da Taça, perdendo com o Sporting nas grandes penalidades.

O Sp. Braga chega ao Estádio da Luz num bom momento, com cinco vitórias nos últimos cinco jogos: três para o campeonato e dois para a Taça de Portugal. A série vitoriosa surgiu depois da única vitória dos bracarenses para a I Liga, no terreno do campeão FC Porto (1-0), no início de novembro.

O Benfica vem também de uma série positiva, somando seis vitórias nos últimos seis encontros oficiais. Apesar de alguma contestação à equipa, principalmente pelas exibições, Rui Vitória tem reforçado que os triunfos, nesta fase de "retoma", acabam por ser mais importantes que a qualidade, que retornará a aparecer segundo o técnico.

"Importa ganhar e somar três pontos. O Braga é uma boa equipa, está a fazer um excelente campeonato, é um adversário difícil, mas que também sabe que do outro lado vai estar uma equipa pronta para ganhar, com melhor ou pior exibição, embora o propósito seja sempre jogar bem e ganhar. A qualidade está cá e com o tempo vai revelar-se", disse Rui Vitória.

E voltando à história e à estatística, esta joga claramente a favor do treinador das águias. Desde que chegou ao Benfica, Rui Vitória ganhou 9 jogos ao Sp. Braga, considerando todas as competições e os campos das duas equipas. Ganhou, inclusivamente, uma Supertaça frente aos bracarenses, em 2016. O único resultado menos positivo vem da época passada, quando as duas equipas empataram na Luz na abertura da fase de grupos da Taça da Liga.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt