Sérgio Conceição: "Agora é a p*** da Taça de Portugal"
Sérgio Conceição quer festejar a conquista do campeonato, mas olhando já para a final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, no dia 1 de agosto. "Agora é a p*** da Taça de Portugal. Vamos buscá-la, é este ano! Vamos começar a prepará-la, não hoje, mas vamos", disse o treinador em alguns diretos dos jogadores nas redes sociais.
Campeão pela segunda vez em três anos, o treinador do FC Porto já perdeu duas finais no Jamor e reforçou a ideia de vencer desta vez, durante a flah interview da Sport TV: "Pensamos agora em desfrutar do momento e preparar bem os jogos que vêm aí. Disse na antevisão que próximos jogos são jogos em que temos de ser sérios, ambiciosos independentemente do que acontecesse, equipas estão a lutar por outros objetivos. Depois o jogo mais importante a partir de agora é o jogo da final da Taça de Portugal."
Desafiado a resumir o título numa palavra e a revelar qual o segredo da conquista, que permitiu recuperar de uma desvantagem de sete pontos para o Benfica, Sérgio Conceição respondeu que foi não parar no confinamento. "Eu refiro os jogadores, porque fizeram um trabalho que é invisível às pessoas, não houve nenhuma paragem, como se estivéssemos sempre juntos a trabalhar. Essa dedicação e esse esforço para se manterem sempre bem vivos no objetivo foi fundamental, grandes obreiros são os jogadores", elogiou o técnico, que é um dos três na história do clube a conquistar dois títulos como treinador e jogador, tal como António Oliveira e Pedroto.
Sérgio Conceição levou um banho de água e cerveja na sala de Imprensa, invadida pelo novos campeões nacionais.
Pinto da Costa já conquistou 22 título (dos 29 da história do clube) desde que foi eleito pela primeira vez em 1982 e usou da habitual ironia para abordar a falta de público nas bancadas do Dragão. "Os adeptos, mesmo não estando aqui, foram importantes. Tudo o que se passou nestes dias, com o acompanhamentos dos Super Dragões desde o hotel, foi tudo um estímulo fantástico. Espero que no próximo jogo aqui com o Moreirense já possamos ter gente. Vamos fazer uma petição à Liga e ao Governo para apresentar, antes de começar o jogo, um espetáculo com o Bruno Nogueira. Vamos convidar o Presidente da República para estar presentes. Assim, como vão estar a assistir ao Bruno Nogueira, como já estão cá dentro podem ver o jogo. Se o Bruno Nogueira não puder, mandámos vir os touros lá de baixo e fazemos uma tourada. Depois, com eles cá dentro, já podemos avançar para o futebol", disse o presidente portista ao Porto Canal.
Para o dirigente portista, "ninguém pode pôr em casa a justiça deste título". E "só uma equipa e um clube como o FC Porto é que conseguia, depois da situação em que estava em janeiro, no final da primeira volta, onde alguns fizeram funeral, virar uma desvantagem de 7 pontos, que alguns diziam que era de 10, para acabar com 8 de avanço. Foi uma prova do que é o FC Porto".
"Tinha fé enorme que o campeonato ficava resolvido hoje. Antes de vir para aqui estive no meu gabinete, fui a um sítio que não interessa e quando regressei fui escrever a minha página, a página do presidente. A página começa assim: "Eu, presidente do FC Porto, acreditei. Tu, dragão do coração, acreditaste. Ele, Sérgio Conceição, acreditou. Nós, grupo de trabalho, acreditámos. Vós, adeptos e simpatizantes, acreditasteis. Eles, cartilheiros e palradores, nem querem acreditar". Isso é o início do meu artigo. E de facto eles nem querem acreditar. Eu gostava de ver a cara de quem publicamente anunciou que o Benfica viria aqui ao Dragão dar o xeque mate, quem afirmou que o Benfica era demasiado grande para o futebol português, gostava de saber com que cara esse senhor virá justificar a derrota do seu Benfica", revelou Pinto da Costa.