37 detidos durante operação da PSP no Marquês de Pombal
A PSP anunciou a detenção de 37 pessoas nos festejos da conquista do título de campeão português de futebol que ocorreram na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, na maioria devido à posse de objetos pirotécnicos.
"Até ao momento, a operação decorreu dentro da normalidade, não houve atuações policiais de maior. Ocorreram 37 detenções aqui no Marquês, a sua grande maioria por posse de artigos pirotécnicos proibidos", disse à Lusa André Oliveira Serra, porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), cerca das 02:00 de domingo.
Segundo André Oliveira Serra, ocorreram também algumas detenções por resistência e coação.
"Não houve registo de policias feridos, houve alguns civis feridos, mas essa é uma contabilização que está a ser feita pelo INEM e ainda não está fechada", acrescentou.
Mesmo assim, o porta-voz da PSP de Lisboa fez um balanço positivo da operação.
"Já se sabia que o recinto do Marquês ia ser fechado e que todos acessos iriam ser feitos por meio de revista. Todas as pessoas que aqui se deslocaram foram alvo de revista e os objetivos proibidos foram impedidos de entrar, tal como acontece no estádio", frisou.
Antes da festa no Marquês, viveram-se alguns momentos de tensão à saída do autocarro do Estádio da Luz, na rotunda Cosme Damião, devido a desacatos provocados por alguns adeptos do Benfica. O lançamento de petardos e garrafas na direção da polícia, obrigou as forças da ordem a intervir para resolver a situação. Pelo menos uma pessoa ficou ferida, segundo a PSP.
Nessa altura, pouco depois do final do jogo entre Benfica e Santa Clara, o porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, André Oliveira Serra, explicou à agência Lusa e sem avançar números exatos, que foram detidas pelo menos 20 pessoas, a maioria por posse de artigos pirotécnicos na operação de segurança em torno do jogo, incluindo nos festejos nas imediações do estádio da Luz.
De acordo com André Oliveira Serra, vários adeptos arremessaram objetos contra a polícia, que, no entanto, nesta situação não teve necessidade de intervir. uma pessoa ficou ferida ao ser atingida por um objeto, tendo sido assistida no local.
O Benfica conquistou este sábado o 37.º título da sua história, após um triunfo categórico sobre o Santa Clara na 34.ª e última jornada da I Liga. Os jogadores e a estrutura do Benfica festejaram no Estádio da Luz antes de rumarem ao Marquês de Pombal para festejar com os adeptos.