Oficial: Van Gaal despedido do Manchester United

Manchester United confirmou a rescisão de contrato com técnico holandês que confessou estar desiludido com a decisão. José Mourinho será o sucessor
Publicado a
Atualizado a

O treinador holandês Louis van Gaal foi despedido pelo Manchester United, anunciou o clube da liga inglesa de futebol, que tem sido apontado como destino do técnico português José Mourinho.

Nos últimos dias, nomeadamente após o Manchester United ter conquistado a Taça de Ingletrra, ao bater o Crystal Palace no sábado, a imprensa inglesa vinha noticiando que a saída de Van Gaal era irreversível e que Mourinho, ex-treinador do Chelsea, seria o seu substituto.

"Gostaria de agradecer a Louis e à sua equipa pelo excelente trabalho nos últimos dois anos que culminou com a conquista da Taça de Inglaterra pela 12.ª vezes, igualando um recorde", afirmou o vice-presidente do Manchester United, Ed Woodward, citado no sítio oficial do clube.

Este foi, no entanto, o único título que conquistado pelos 'red devils' sob o comando do treinador holandês, que tinha ainda um ano de contrato com o Manchester United, ao qual chegou em 2014, depois de ter levado a Holanda ao terceiro lugar no Mundial do Brasil.

Louis van Gaal manifestou-se "muito desiludido" por não ter podido cumprir o seu plano de trabalho de três anos no Manchester United, clube da liga inglesa de futebol que anunciou o despedidmento do treinador. "Acredito que as bases estão que há bases firmes para permitir ao clube andar em frente e alcançar grandes sucessos", lê-se num comunicado do técnico, que manifesta "honra por ter treinado um clube magnífico como o Manchester United".

"Tenho um orgulho imenso por ter ajudado o United a ganhar Taça de Inglaterra pela 12.ª vez. Tive o privilégio durante a minha carreira de ganhar 20 troféus, mas ganhar a Taça de Inglaterra, que está repleta de história, será um dos feitos mais especiais da minha carreira", disse Van Gaal.

O clube que mais vezes venceu a Liga Inglesa conquistou o último campeonato em 2013, na despedida de 'Sir' Alex Fergunson, época após a qual as chegadas de David Moyes, de Ryan Giggs, como interino, ou de Van Gaal pouco trouxeram à equipa.

Para Van Gaal, campeão europeu pelo Ajax e campeão na Holanda, Espanha (Barcelona) e Alemanha (Bayern Munique) o único troféu nos 'red devils' foi ganho no sábado, com a equipa a bater na final da Taça, no prolongamento, o Crystal Palace (2-1).

Nas duas épocas do holandês, o Manchester United foi quarto classificado do campeonato em 2014/15 e quinto na temporada que agora termina, com os mesmos pontos do quarto, mas falhando o acesso à Liga dos Campeões.

[artigo:5188547]

Mourinho apontado como o sucessor

O técnico português é apontado como o próximo técnico dos 'red devils'. Jorge Mendes, empresário de José Mourinho, já estará mesmo a viajar da China para Inglaterra para acertar os detalhes do contrato.

Já também se começa a falar de futuros reforços, com Zlatan Ibrahimovic apontado como um dos preferidos. E o avançado sueco estará com vontade de voltar a trabalhar com Mourinho, com quem se cruzou no Inter. "Ele trabalha o dobro que todos os outros. Vive e respira futebol 24 horas por dia. Nunca conheci um treinador com o conhecimento que ele tinha dos adversários", escreveu o jogador, citado pelo The Telegraph.

[artigo:5187977]

(Notícia atualizada às 23:13)

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt