Sporting quer remodelar estádio, abrir capital da SAD e encontrar "parceiro estratégico"
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Sporting quer remodelar estádio, abrir capital da SAD e encontrar "parceiro estratégico"

Fazer crescer receitas operacionais para o dobro e chegar aos 170,2 milhões de euros em 2034, abrindo a entrada minoritária no capital social da SAD de um parceiro estratégico, são duas das ideias que constam do Plano estratégico 2024-34 apresentado hoje. Outras das novidades é a criação de nove equipamentos por época.
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O Sporting quer lançar o concurso para a remodelação do Estádio José Alvalade e recomprar o Alvaláxia, onde quer construir um novo museu, de acordo com o plano estratégico 2024-34, hoje apresentado. "Nos próximos 10 anos, queremos abrir concurso para remodelação do estádio. Vamos abrir o concurso, assumimos este compromisso. Para ter um novo estádio, de referência internacional", disse o vice-presidente do clube André Bernardo.

Numa apresentação do plano estratégico aos funcionários dos leões, o dirigente revelou ainda que há um "principio de acordo para a compra do Alvaláxia", espaço comercial junto ao estádio, alienado em 2007, durante a presidência de Filipe Soares Franco: "Estamos a reconquistar aquilo que era nosso. Esta compra vai permitir dar uma grande volta na experiência do estádio. Vai ser um hub de entretenimento. Vai permitir melhor experiência no match day, mas também no não match day, que praticamente não existe."

O espaço comercial Alvaláxia, inaugurado em 2003, ocupa uma área bruta de 17.600 metros quadrados e fez parte do património do Sporting até 2006, quando o então presidente do clube e da SAD, Filipe Soares Franco, alienou o espaço comercial por 19 milhões de euros ao grupo SIL para fazer face à grave crise financeira do clube. Nessa altura foram também vendidos  três imóveis - o edificio Visconde de Alvalade (15 milhões de euros), a clínica da CUF (3,5 milhões de euros) e o espaço junto às piscinas onde finciona um health club (13,2 milhões de euros).

Segundo André Bernardo, o novo museu será no Alvaláxia e estará "à altura da história" do clube. Considerando este plano o "maior salto quântico da história do Sporting desde 1906", ano de fundação, o vice-presidente dos 'leões' lembrou que, há seis anos, a máquina do clube estava praticamente parada, mas que desde então a SAD leonina, liderada desde 2018 por Frederico Varandas, conseguiu quatro resultados líquidos positivos em cinco temporadas e que bateu recordes de receitas em todas as linhas de negócio.

O Sporting quer, em 10 anos, crescer o dobro em termos de receitas operacionais e chegar aos 170,2 milhões de euros em 2034, abrindo a entrada minoritária no capital social da SAD de um parceiro estratégico.

André Bernardo referiu ainda que vão ser feitas várias alterações no Estádio José Alvalade, para protagonizar uma melhor experiência aos adeptos, indo buscar exemplos de sucesso a outros clubes, como um novo hall vip com vista para a entrada dos jogadores, lugares junto aos bancos, ao estilo da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), mais lugares de leão, lugares premium.

O futuro Estádio José Alvalade terá inspiração o lounge do Mónaco, o sky bar do novo estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, os lounges dos Las Vegas Raiders, nos EUA, a entrada de jogadores no relvado do estádio do Espanhol, o pitch view ao estilo da NBA no estádio de San Siro, em Milão, e a entrada dos jogadores no estádio do Manchester City", descreveu o dirigente.

O fosso do Estádio José Alvalade vai ser fechado antes do início da próxima época, o que, segundo André Bernardo, vai permitir a colocação de mais 2000 lugares.

A nível desportivo, o vice-presidente dos leões não adiantou muito, apenas que vão ser promovidas alterações na academia, que vão "além da formação e implicam o scouting". Outras das novidades é a criação de nove equipamentos de jogo, procurando bater ainda mais recordes nas vendas.

"Durante 40 anos o Sporting afastou-se do seu habitat natural que é a liderança e instalou-se a mentalidade que o inverno ia chegar...e chegou em 2018. Há 6 anos escrevemos uma lista com 3 pontos como sócios: 1- resgatar a matriz identitária do Sporting; 2 – voltar ao habitat de liderança ganhando no curto prazo com crescimento sustentado; 3-dar uma experiência a nível global a todos os sócios e adeptos. Conseguimos matar a secura sendo campeões - esta época vamos ver,- e conseguimos fazê-lo batendo o recorde valorização do plantel (384,6 M€), das receitas totais (247M€) e receitas de transferências (145M€)", lembrou o dirigente que recordou o quarto exercício de contas positivas ressalvando que só não foi possível ser melhor devido ao impacto da pandemia", segundo André Bernardo.

Garantindo que o clube jamais perderá a maioria do capital da SAD, o vice-presidente admitiu a entrada de um investidor minoritário e de um parceiro estratégico: "Um parceiro que não injeta apenas dinheiro, mas sim um parceiro que vai criar valores e que está alinhado com a nossa estratégia de mitigar todos os desafios que temos."

A Fundação Sporting pretende ainda fazer duas parcerias para desenvolver insfraestruturas e criar condições para jovens raparigas possam praticar desporto. O Parc Des Rêves - projeto de Edgar Davids - irá ajudar na reabilitação de um campo na Cruz Vermelha, na junta de freguesia do Lumiar. E o Projeto Goleadoras - parceira com uma ONG e a Nike - pretende ajudar a retirar miúdas de condições difíceis para conseguirem praticar desporto.

isaura.almeida@dn.pt

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