Sporting investe mais 2,250 milhões no passe de Geny Catamo
O Sporting já é dono de 90 % do passe de Geny Catamo. Segundo soube o DN, a SAD do Amora aceitou vender os 75% do passe do jogador por 2,250 milhões de euros. Os leões passam assim a ter a 90% do passe do jovem extremo, que na época 2025/26 vai vestir a camisola 10.
O Sporting podia ter comprado a totalidade do passe de Geny Catamo por 600 mil euros, mas fechou agora o acordo por bastante mais, mas ainda assim abaixo do valor inicialmente pedido pelo acionista da SAD do emblema do Seixal, José Maria Gallego. O Amora queria cinco milhões pelos 75% do passe do internacional moçambicano de 24 anos, que está avaliado em 15 milhões de euros pelo site Transfermarkt, mas Frederico Varandas só oferecia 2,250 milhões.
Nascido em Maputo, a 26 de janeiro de 2001 (24 anos), Geny Cipriano Catamo, filho de uma educadora (Quitéria) e de um polícia (Cipriano), começou a jogar futebol no Maxaquene - antigo Sporting de Lourenço Marques, onde despontou Eusébio, mas rapidamente foi para a Associação Black Bulls, que tinha um protocolo com o FC Porto, e assim o extremo descobriu o caminho do futebol português em 2018. Não ficou no Dragão e acabou a treinar no Amora, jogando depois pelo emblema do Seixal no Campeonato de Portugal.
No primeiro jogo como júnior do Amora, a equipa estava a ganhar e Geny aqueceu 45 minutos e não saiu do banco. No segundo jogo, a mesma coisa, a equipa ganhou e ele esteve 30 minutos a aquecer e não entrou. Só depois Geny começou a jogar regularmente e não demorou a destacar-se. Teve a oportunidade de treinar com a equipa principal e integrou depois o plantel do Amora.
Entretanto surgiu o interesse do Benfica, mas as conversas não evoluíram e, em 2019, surgiu o Sporting. Dos juniores, o extremo passou para a equipa B leonina e depois foi cedido ao Vitória de Guimarães (dez jogos e um golo) e Marítimo (11 jogos e um golo) até voltar a Alvalade para brilhar, afirmar no onze e festejar a conquista do campeonato e da Taça de Portugal. Pelo meio conquistou os adeptos com dribles e uma invulgar apetência para marcar golos ao Benfica.
Os direitos desportivos estavam acautelados pelo Sporting. Geny Catamo renovou inclusive contrato até 2028, em dezembro de 2023, tendo ficado com uma cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros. Agora o clube de Alvalade prepara-se para melhorar a situação salarial de um dos jogadores mais mal pagos do atual plantel de Rui Borges, com ou sem prolongar a ligação do novo camisola 10 ao emblema leonino.
Erradamente o DN escreveu que o Sporting ficava com 100% do passe e não 90%.
isaura.almeida@dn.pt