Portuguesa de Desportos lança equipamento inspirado na Batalha de Aljubarrota
A Portuguesa de Desportos, clube brasileiro fundado por imigrantes portugueses em 1920, lançou na tarde da última terça-feira (22), data em que é celebrado o dia da Comunidade Luso-Brasileira no Brasil, um novo equipamento inspirado na Batalha de Aljubarrota, um dos momentos mais marcantes da história de Portugal. A camisola será utilizada na Série D - equivalente a quarta divisão - do Campeonato Brasileiro.
“Nosso objetivo é consolidar cada vez mais a Lusa [alcunha do clube] como uma ponte entre Brasil e Portugal. Resgatar um momento histórico, que moldou Portugal como nação, é um orgulho para todos os nossos torcedores”, exaltou Marcello Ramalho, gerente de marketing da Portuguesa SAF.
Travada em 14 de agosto de 1385, a Batalha de Aljubarrota foi decisiva para a consolidação da soberania e independência portuguesa, mesmo em desvantagem numérica. A data histórica também foi escolhida para a fundação do próprio clube brasileiro em 1920. A cruz de Avis, utilizada pelo Rei Dom João I, que liderou Portugal na batalha, foi também homenageada no surgimento do clube, tornando-se no símbolo da Portuguesa.
O ensaio fotográfico do novo equipamento foi produzido na Casa de Portugal, tradicional ponto de encontro da comunidade portuguesa em São Paulo, e contou com a presença de atletas de destaque na história da Lusa: Rodrigo Fabri, eleito o melhor médio do Campeonato Brasileiro de 1996, quando a Lusa chegou à final da competição, e Marco Antonio, capitão da equipa campeã da Série B em 2011 foram os 'modelos' do lançamento.
A estreia do novo equipamento dentro dos relvados está marcada para o sábado (19), quando a Portuguesa enfrenta o Maricá em partida válida pela segunda jornada da Série D.
Vale ressaltar que a ideia de estreitar pontes entre o emblema de São Paulo e a comunidade portuguesa é uma das principais bandeiras de Alex Bourgeois, presidente da SAD do clube que lidera uma reformulação na Lusa. Em entrevista ao DN realizada em janeiro, o gestor chegou a sinalizar inclusive a possibilidade de o clube criar um hub cultural para a comunidade portuguesa residente no Brasil.
nuno.tibirica@dn.pt