Pepe e um “espalha-brasas excecional” que passou à frente dos leões campeões entre os 26 de Portugal
Roberto Martínez chamou Pepe (41 anos) e o “espalha brasas excecional” Francisco Conceição para representar Portugal no Euro2024, que arranca no dia 14 na Alemanha. Uma prova onde Cristiano Ronaldo vai fazer história com uma inédita sexta presença, enquanto Pedro Neto, a grande surpresa na lista de 26, é um dos quatro eleitos que se pode estrear em fases finais com a seleção.
Conceição, o jogador de 21 anos do FC Porto, tem apenas uma internacionalização (em março com a Eslovénia) e é uma das surpresas da convocatória. “O Francisco Conceição fez uma boa época desde janeiro. Tem uma boa personalidade para mudar o jogo. É um espalha-brasas a nível excecional. É um jogador diferente”, justificou hoje Martínez após divulgar a lista na Cidade do Futebol.
A lista é alargada (26 em vez dos habituais 23) e, ainda assim, curta demais para incluir jogadores como Matheus Nunes, Toti Gomes, Francisco Trincão, Pote e Ricardo Horta, que marcou dois golos em três jogos no apuramento perfeito da seleção e foi o jogador que mais custou deixar de fora, segundo confessou o selecionador: “Foi o único a quem liguei. Tecnicamente e taticamente é um sonho para um treinador, mas foi impossível convocá-lo.”
Será a primeira fase final de uma grande competição de Pedro Neto, Francisco Conceição, João Neves e Gonçalo Inácio. E com esse dado curioso do defesa-central do Sporting, o único Campeão Português da lista, nunca ter representado Portugal em nenhum dos escalões jovens. E, se para o jovem leão de 22 anos será uma estreia absoluta, para Pepe será mais uma e certamente o adeus às grandes provas pela seleção.
“Temos um balneário muito interessante. Pepe e Ronaldo são de uma geração diferente da do Bernardo, Rúben Dias, João Neves ou António Silva. O papel do Pepe no balneário é importante e foi interessante vê-lo fazer dois jogos em março e manter a baliza a zeros durante os 90 minutos. A sua comunicação, o seu posicionamento, fazem com que, quando está apto, seja um jogador muito importante”, defendeu Martínez, admitindo que Toti Gomes seria a opção caso o capitão do FC Porto não estivesse bem.
Além de Pepe, também Pedro Neto, Diogo Jota e Nuno Mendes tiveram uma época marcada por problemas físicos, mas o selecionador garante que estão todos em condições, ao contrário de Raphaël Guerreiro, que ficou de fora e deu lugar a Nélson Semedo: “Não é correr riscos. Temos uma boa mistura de experiência e pernas frescas, com miúdos. É uma lista que dará uma boa resposta.”
Ronaldo? Factos falam por ele
E o que esperar de Cristiano Ronaldo no Euro2024? “É melhor falar dos dados. É um jogador de 39 anos que marca 42 golos em 41 jogos pelo clube [Al Nassr], e isso mostra uma continuidade e capacidade física além da qualidade que tem à frente da baliza que gostamos muito e precisamos”, disse o selecionador, tentando não colocar a responsabilidade “toda” de um bom Europeu no capitão.
Ronaldo tornar-se-á o único jogador com seis Europeus - o primeiro foi o Euro2004 -, competição onde é recordista de jogos (25), golos (14) e vitórias (12) em fases finais. “Orgulhoso por voltar a representar Portugal no Euro. Vamos com tudo”, reagiu o capitão, um dos quatro Campeões Europeus em 2016 (Patrício, Pepe e Danilo são os outros) nesta lista.
O Sporting só tem um representante (Gonçalo Inácio), o Benfica tem dois (António Silva e João Neves) e o FC Porto três (Pepe, Francisco Conceição e Diogo Costa), numa convocatória onde PSG é o clube mais representado (Gonçalo Ramos, Danilo Pereira, Vitinha e Nuno Mendes).
“Pela minha experiência, não é possível para um jogador entrar na lista de um Europeu se não fez parte da seleção nos últimos seis estágios. Temos muitos jogadores, fizemos um apuramento impecável e temos decisões difíceis que temos de tomar para ter uma equipa equilibrada. Trincão e Pedro Gonçalves tiveram uma temporada excecional no Sporting, mas tiveram azar, pois o estágio de março era importante para eles”, disse, explicando assim o critério que levou à exclusão de alguns leões.
O estágio da seleção arranca no dia 2 de junho na Cidade do Futebol e a lista pode sofrer alterações até 7 de junho. Há por isso 16 pré-convocados em lista de espera, mas Martínez prefere que os seus 26 sejam os de todo o Portugal, porque não é hora de uma “rivalidade de camisolas”.
Os 26 eleitos de Portugal
Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton) e Rui Patrício (AS Roma).
Defesas: Diogo Dalot (Manchester United), João Cancelo (FC Barcelona), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica), Pepe (FC Porto), Gonçalo Inácio (Sporting), Danilo Pereira (PSG), Nuno Mendes (PSG) e Nélson Semedo (Wolverhampton).
Médios: João Palhinha (Fulham), João Neves (Benfica), Rúben Neves (Al-Hilal), Bernardo Silva (Manchester City), Bruno Fernandes (Manchester United), Otávio (Al Nassr) e Vitinha (PSG).
Avançados: Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Gonçalo Ramos (PSG), João Félix (Barcelona), Rafael Leão (AC Milan), Diogo Jota (Liverpool), Francisco Conceição (FC Porto) e Pedro Neto (Wolverhampton).
Três particulares antes da viagem para a Alemanha
A seleção concentra-se a partir de 2 de junho na Cidade do Futebol, em Oeiras, e, antes do Euro2024, ainda realiza três particulares em junho, todos em solo luso, frente a Finlândia (04, no Estádio José Alvalade), Croácia (8, no Estádio Nacional) e República da Irlanda (11, em Aveiro).
Na fase final, que se realiza de 14 de junho a 14 de julho, Portugal está integrado no Grupo F, juntamente com República Checa (18 de junho, em Leipzig), Turquia (22, em Dortmund) e Geórgia (26, em Gelsenkirchen).
A seleção nacional portuguesa vai marcar presença na fase final de um Europeu pela nona vez, depois de ter sido campeão em 2016, finalista vencida em 2004, terceira em 1984, 2000 e 2012, eliminada nos 'quartos' em 1996 e 2008 e nos 'oitavos' em 2020