Kikas Morais e Nick Von Rupp aplaudem estreia de Teresinha

Os surfistas portugueses Frederico Morais e Nicolaus Von Rupp elogiaram hoje a compatriota Teresa Bonvalot, que se estreou no circuito mundial feminino, com uma derrota na primeira ronda do Cascais Girls Pro.

"Sou da Praia Grande (Sintra) e não estou muito a par da evolução da Teresinha, mas fiquei agradado por alguém com 13 anos não ter estado muito longe do surf de uma campeã do Mundo (Carissa Moore, vencedora do circuito em 2011(", explicou "Nick" Von Rupp, em declarações à Agência Lusa.

Na praia de Carcavelos, no concelho de Cascais, "Nick" Von Rupp, de 23 anos, reconheceu que a surfista lusa "está no bom caminho", advertindo que "ainda tem muito para evoluir".

A opinião de Frederico Morais, também conhecido no meio por "Kikas", sobre a estreia de Teresa Bonvalot - que ficou na terceira e última posição do terceiro "heat", contabilizando 6,56 pontos (3,33 e 3,23), atrás de Malia Manuel (8,8) e da líder do "ranking" mundial, Carissa Moore (15,24) - foi igualmente elogiosa.

"Gostei imenso de a ver, estava muito motivada e tem imenso talento. Ainda tem muito trabalho pela frente, mas já mostrou que tem nível e garra, por isso, quase de certeza que terá um bom futuro", salientou Frederico Morais, de 21 anos.

A estreia de Teresinha entre a elite mundial do surf feminino pode, segundo "Kikas", "dar mais notoriedade, puxar pela modalidade" e ajudar "ao aparecimento de mais talentos".

"O surf em Portugal é um desporto ainda jovem, o 'Saca' (Tiago Pires, o primeiro português no circuito mundial) mostrou que é possível chegar lá. Eu penso que, com as condições e as ondas que temos, podemos criar campeões do Mundo, haja apoios, provas e patrocínios", sublinhou Nick Von Rupp.

O luso-alemão, 111.º do circuito de qualificação, revelou ainda a sua ambição no "'free surf' e à procura de ondas grandes" e de "manter o 'ranking' no circuito mundial de qualificação [WQS], conseguindo resultados e ganhando campeonatos", com o objetivo de "Daqui a alguns anos chegar ao nível do 'Saca'".

Após conquistar o título de campeão português de 2013, "Kikas", 96.º do "ranking" mundial de qualificação, ainda disse acalentar a esperança de conseguir um bom desempenho nas provas internacionais até ao final do ano.

"Este ano tem estado a correr muito bem, tenho concretizado todos os meus objetivos. Ainda me faltam dois campeonatos em Portugal, porque vou estar nos 'trials' da etapa do circuito mundial de Peniche e na prova de Carcavelos do WQS, e, depois, a 'perna' do Havai que é muito difícil, mas é muito motivador poder enfrentar tudo isso com o meu companheiro Nicolaus", concluiu.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG