exclusivo
Desporto
10 março 2021 às 07h00

"Nada é impossível." As reviravoltas históricas da Champions

Barcelona vai tentar hoje mais um milagre - conseguir anular em Paris a derrota por 4-1 com o PSG. Passado mostra exemplos de remontadas históricas.

"Sabemos que nada é impossível. Somos o Barcelona." A frase do treinador Ronald Koeman espelha bem que o clube catalão não se dá como derrotado, apesar de ter pela frente nesta noite uma missão hercúlea no jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Champions: conseguir em Paris, no Parque dos Príncipes, dar a volta à goleada por 4-1 sofrida no jogo de há 15 dias.

"Oxalá seja um jogo diferente. Existe sempre vida e tudo depende de como vamos começar o jogo, da energia que vamos conseguir impor para complicar a vida ao PSG. Depende da nossa efetividade. Nada é impossível. Dependemos de nós próprios, e o importante é que no final, aconteça o que acontecer, possamos dizer que demos o nosso máximo. Mas precisamos de fazer um jogo perfeito", prosseguiu o treinador holandês.

De facto, nada é impossível no futebol. E o Barcelona até tem um bom exemplo para se agarrar, curiosamente diante do mesmo adversário. Há dois anos, também numa eliminatória com o PSG dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, perdeu o jogo da primeira mão por 4-0 e depois, numa remontada de que não há memória, venceu os franceses por 6-1 (!) na Catalunha, seguindo em frente na prova. A diferença é que desta vez a recuperação terá de ser alcançada no campo do adversário.

Há uma notícia que pode dar um certo ânimo aos catalães. O brasileiro Neymar está indisponível para defrontar a sua antiga equipa. Mas a verdade é que já não tinha estado presente no duelo da primeira mão, tal como Di María, que agora está de regresso. Do lado do Barça também há baixas de peso: Piqué, Sergi Roberto, Coutinho, Ansu Fati e Ronald Araújo.

Mauricio Pochettino, treinador do PSG, foi questionado sobre a reviravolta de há quatro anos do Barcelona diante do PSG, mas desvalorizou. "Para mim não há passado para lá de 20 de janeiro, quando aqui cheguei. Não há história para trás. Não existe por isso qualquer condicionamento", referiu.

"Vamos jogar para ganhar, conscientes de que o Barcelona é uma grande equipa e que tem uma larga experiência na Champions. Vamos defrontar uma equipa recheada de enormes jogadores e que tem um grande treinador. Saberemos respeitá-los e temos de ser melhores do que eles para os conseguirmos vencer", acrescentou.

A partida desta noite pode colocar frente a frente dois internacionais portugueses. Danilo pelo lado do PSG e Trincão em representação do Barcelona. Mas ambos deverão começar o desafio no banco de suplentes.

Época 2016-17
Oitavos-de-final
PSG-Barcelona 4-0
Barcelona-PSG 6-1

YouTubeyoutubeh4m68r8kWAc

Foi a maior recuperação alguma vez vista na história da Champions e curiosamente com os dois protagonistas do jogo de hoje. Em 2016-17, nos quartos-de-final da prova, o PSG goleou os catalães em Paris por 4-0 no jogo da primeira mão. A eliminatória parecia sentenciada a favor dos franceses, mas a partida da segunda mão foi um dos jogos mais emocionantes de que há memória, com Sergi Roberto a marcar nos descontos o golo (o 6-1 final) que ditou a vitória do Barcelona. "Disse-lhe para ir para a grande área que ia marcar!'", recordou Neymar, na altura jogador do Barça. Sergi Roberto acrescentou: "Não tinha a certeza de aquilo não seria só um sonho... nunca tinha sentido uma euforia como aquela."

Época 2018-19
Meias-finais
Barcelona-Liverpool 3-0
Liverpool-Barcelona 4-0

YouTubeyoutubebuoMlAshKXQ

Foi uma das maiores noites europeias da história do Liverpool. O Barcelona parecia ter um pé na final após o 3-0 com um bis de Lionel Messi no jogo da primeira mão (o segundo golo num livre espantoso do argentino, o seu 600.º da carreira). E tudo parecia estar bem encaminhado. Mas o futebol é assim mesmo, cheio de surpresas, e o jogo da segunda mão foi histórico para os reds. Mesmo desfalcados com as ausências de Salah e Firmino, o golo inicial de Divock Origi deu esperança à equipa de Klopp. Origi estava endiabrado e haveria de selar a goleada após dois golos do colega Georginio Wijnaldum. "A crença no balneário é incrível", disse no final Jordan Henderson. "Sabíamos que poderíamos tirar alguma coisa deste jogo", acrescentou ainda o capitão.

Época 2017-18
Quartos-de-final
Barcelona-Roma 4-1
Roma-Barcelona 3-0

YouTubeyoutube2sLS-khRshU

Mais uma reviravolta, e mais um jogo com envolvendo o Barcelona. Depois do 4-1 em Camp Nou aplicado à Roma, muito poucos apostariam que os romanos conseguiriam dar a volta à eliminatória. Mas deram! O golo marcado fora acabou por ser decisivo no triunfo por 3-0. Edin Dzeko abriu o marcador logo aos seis minutos, Daniele De Rossi converteu pela primeira vez uma grande penalidade em jogos da Liga dos Campeões e o melhor estava marcado para perto do final, quando Kostas Manolas apontou o terceiro da Roma que culminou na eliminação do Barcelona da liga milionária.

Época 2003/04
Quartos-de-final
AC Milan-Deportivo 4-1
Deportivo-AC Milan 4-0

YouTubeyoutubemXzibtNJ6-g

Walter Pandiani deu vantagem ao Deportivo em San Siro, mas no final do encontro já ninguém se recordava do golo do uruguaio, porque o AC Milan tinha acabado de cilindrar os galegos. No jogo da segunda mão, no Riazor, o treinador do Deportivo da altura, Javier Irureta, limitava-se a sonhar. "É uma missão muito complicada, difícil e um enorme desafio", referiu à data. Mas numa noite europeia para recordar para sempre, os espanhóis conseguiram virar a eliminatória, graças aos golos de Pandiani, Valerón, Albert Luque e de Fran González - este último saltou do banco para sentenciar a eliminatória aos 76 minutos. O treinador Javier Irureta prometeu que se passasse faria o Caminho de Santiago e cumpriu a promessa.

Época 2018-19
Oitavos-de-final
Man. United-PSG 0-2
PSG-Man. United 1-3

Época 1999-00
Quartos-de-final
Chelsea-Barcelona 3-1
Barcelona-Chelsea 5-1 (a.p.)

2003-04
Quartos-de-final
Real Madrid-Mónaco 4-2
Mónaco-Real Madrid 3-1

2011-12
Oitavos-de-final
Nápoles-Chelsea 3-1
Chelsea-Nápoles 4-1 (a.p.)

2012-13
Oitavos-de-final
AC Milan-Barcelona 2-0
Barcelona-AC Milan 4-0

2013-14
Oitavos-de-final
Olympiacos-Man. United -20
Man. United-Olympiacos 3-0

2013-14
Quartos-de-final
PSG-Chelsea 3-1
Chelsea-PSG 2-0

2014-15
Quartos-de-final
FC Porto-B. Munique 3-1
B. Munique-FC Porto 6-1

2015-16
Quartos-de-final
Wolfsburgo-Real Madrid 2-0
Real Madrid-Wolfsburgo 3-0

2018-19
oitavos-de-final
At. Madrid-Juventus 2-0
Juventus-At. Madrid 3-0