"Morte de uma lenda". Imprensa internacional reage ao desaparecimento de Pinto da Costa
Para o portal brasileiro Terra, o dia 15 de fevereiro de 2025 "ficará na história do futebol português como a data da morte de uma lenda". É assim que Jorge Nuno Pinto da Costa é referido na peça a relembrar algumas de suas conquistas.
"Morreu o mais longevo presidente de clube e o detentor do maior número de títulos à frente de um time em todos os tempos no futebol mundial. Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa foi presidente do Porto FC durante 42 anos e conquistou 69 títulos. Foi o único pentacampeão no país", completa o órgão de comunicação do Brasil.
Quem também fala em "lenda" é o inglês The Sun. "Lenda do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa morreu aos 87 anos", lê-se na notícia. O jornal também destaca a reação de Sérgio Conceição, atual treinador do AC Milan, que falhou a conferência de imprensa após a vitória da equipa sobre o Hellas Verona por ter recebido naquele momento a notícia da morte do antigo presidente. "Sérgio Conceição estava muito triste para falar aos media", escreve.
A versão lusófona da Rádio França Internacional destaca que "o antigo líder do FC Porto deixa um legado incomparável, marcado por quatro décadas de conquistas e transformações no clube dos dragões". Por outro lado, também relembra que "a trajetória de Pinto da Costa não esteve isenta de polémicas, esteve envolvido no caso Apito Dourado, mas os feitos desportivos e a modernização do FC Porto ofuscaram os momentos mais conturbados da gestão".
O desportivo espanhol Marca afirma que chegou um "día triste para el mundo del fútbol". O periódico destaca que Pinto da Costa foi "um dos dirigentes com maior longevidade na elite do futebol europeu". Para a Marca, o portista "sempre foi conhecido por sua dureza na hora de negociar e sua personalidade forte e avassaladora".
"A sua morte é um golpe para os adeptos do Porto e para o mundo do futebol", diz a Marca. "Daqui transmitimos as nossas condolências à família e amigos de Pinto da Costa. O Porto se despede do presidente que ocupou o cargo por mais tempo e que mudou a história do clube até se tornar um dos times mais poderosos da Europa", completa o desportivo.