Medalhado olímpico Fred Kerley preso em Miami após desacatos com a polícia (com vídeo)
O velocista olímpico norte-americano Fred Kerley, vencedor de uma medalha de bronze nos Jogos de Paris2024, foi detido e travado com recurso a uma arma de choque durante um confronto com a polícia em Miami, na Florida, na noite de quinta-feira. Enfrenta agora acusações de agressão, resistência policial e conduta desordeira.
A polícia divulgou imagens do incidente, onde se vê Kerley, que conquistou o bronze nos 100 metros masculinos nos Jogos Olímpicos de Paris2024, a ser abordado pelas autoridades. A dado momento, um dos agentes empurra-o e dá-se início a uma alteracação.
Vários polícias tentam então deter Kerley no chão, e um deles parece atingi-lo várias vezes. No registo da detenção, a polícia afirma que dois polícias perderam o equilíbrio e caíram de costas e que Kerley caiu em cima de um deles. Um agente usou então uma arma de choque para travar o atleta olímpico.
O advogado de defesa de Kerley, Yale Sanford, disse à CNN, em comunicado, que as imagens da câmara corporal são “obscenas”. “Isto só mostra que não importa o quanto se trabalhe, quantas medalhas se ganhe pelo seu país. O sr. Kerley foi tratado como milhões de afro-americanos, homens e mulheres, por todo o país, com falta de humanidade, compaixão ou respeito”, disse.
“É importante que a nossa comunidade e o nosso país estejam cientes destas ações da polícia para que possamos garantir que este tipo de comportamento é evitado no futuro”, acrescentou.