exclusivo
Desporto
12 novembro 2021 às 00h11

Kipchoge, o campeão sem luxos que treina no meio de vacas e galinhas

O queniano bicampeão olímpico e mundial da maratona vive e treina num centro modesto em Kaptagat, no Quénia, onde nem a pista de terra é plana nem existem máquinas sofisticadas de exercícios. Sem qualquer luxo, mas o suficiente para formar grandes atletas.

O queniano Eliud Kipchoge, 37 anos, é o homem da maratona, bicampeão olímpico e campeão mundial especializado em provas de pista de longa distância e na maratona. Recordista mundial e considerado o maior maratonista de todos os tempos, em 2019 conseguiu a proeza de ser o primeiro homem na história a percorrer os 42,195 km abaixo de duas horas, com o tempo de 1:59:40 horas. A marca, porém, não foi reconhecida oficialmente. Engane-se, porém, quem pensa que este verdadeiro campeão, que recentemente foi considerado o melhor atleta masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio, treina num sofisticado centro de alto rendimento, cheio de tecnologias e de experts. Bem pelo contrário!

Eliud Kipchoge treina diariamente no Global Sports Communication, em Kaptagat, no Quénia, um lugar onde existem vacas a pastar e há galinhas por todo o lado. Um local bem modesto, cheio de caminhos de terra, como comprovou recentemente jornal desportivo espanhol Marca numa reportagem. "Ninguém está preparado para uma coisa assim, por muitos livros que se tenham lido sobre desporto. Kipchoge é atualmente o atleta mais influente do mundo e poderia ter todas as comodidades e luxos que quisesse, mas prefere a austeridade", escreveu o jornalista.

Sem qualquer tipo de luxos. É assim a vida de Eliud Kipchoge, num local onde treina com outros atletas e todos, sem exceção, levam uma vida perfeitamente normal num centro de treinos modesto, onde cada um faz a sua cama e existe até um plano de turnos para limparem as casas de banho. A última inovação foi a instalação de uns painéis solares, que permitiram que a água fosse aquecida. Kipchoge vive neste ambiente oito meses por ano.

YouTubeyoutube4ua66oFMEjU

"Aqui temos tudo o que precisamos. Não é que Eliud e os outros atletas renunciem aos luxos, porque o luxo é precisamente poder treinar aqui junto de alguns dos melhores atletas do mundo", disse à Marca o espanhol Marc Roig, que trabalha no centro como fisioterapeuta.

"Entendo que para um europeu seja chocante olhar para o nosso ginásio e só ver uma passadeira para correr, algo parecido com uma máquina de levantar pesos e uma pista de terra de 380 metros que nem sequer é plana. Mas a verdade é que este é o cenário ideal para esta classe de atletas", acrescentou Roig.

Kipchoge treina em Kaptagat, nas terras altas quenianas, 2500 metros acima do nível do mar, conhecida por ser o berço de alguns dos melhores atletas de longa distância. Além de Kipchoge, há os casos de Moses Tanui e Brimin Kipruto.

O Global Sports Communication foi idealizado por Patrick Sang, treinador de Kipchoge. São cerca de 30 atletas que ali vivem pelo menos cinco dias por semana, na maior das simplicidades. O campo tem um edifício principal, dormitórios básicos, uma cozinha, uma área para refeições, uma pequena televisão e uma sala de fisioterapia.

"É livre de distrações. Em 2002, não tínhamos água corrente e tínhamos de a ir buscar a uma cidade próxima. Mas agora temos água e painéis solares para aquecimento", disse Eliud ao site ineos.com sobre o campo minimalista, onde tem passado a maior parte do seu tempo nos últimos 19 anos, confirmando que todos, sem exceção, fazem as tarefas domésticas e passam a maior parte do tempo livre a descansar e a conversar.

O treino de Eliud Kipchoge envolve muita corrida, um pouco de pista e sessões de core, com treinos de manhã e de tarde. Há a corrida longa (30 a 40 quilómetros, duas a três vezes por semana), várias lentas, duas sessões de core, treinos de força e condicionamento diários e uma ou duas sessões de fartlek (velocidade na pista). "A corrida longa é crucial para mim. Diz ao meu corpo que ele precisa de correr aquela distância. Quanto mais faço corridas longas, mais o meu corpo responde à corrida por um longo tempo", afirmou Kipchoge num documentário.

YouTubeyoutubeTOGYvUWWRRk

A maioria dos atletas que treinam com Kipchoge ajudaram o atleta no desafio INEOS, o projeto que lhe permitiu percorrer os 42,195 km abaixo de duas horas: "A não ser que sejas um génio, é impossível treinar sozinho e conquistar o mesmo nível de resultados. A minha filosofia é que 1% da equipa toda é mais crucial que 100% de mim."

Entre os parceiros de treino estão o tetracampeão do World Cross Country e campeão mundial da meia-maratona Geoffrey Kamworor, e Augustine Choge, campeão mundial júnior e juvenil. Há ainda o bicampeão mundial da maratona Abel Kirui e o campeão mundial de 2017, Geoffrey Kirui. O campeão olímpico da maratona, Stephen Kiprotich, do Uganda, e o recordista neerlandês da maratona Abdi Nageeye, prata em Tóquio, estão também entre os que treinam frequentemente com Kipchoge.

nuno.fernandes@dn.pt