"É uma felicidade enorme". Gonçalo Guedes regressa ao Benfica
O negócio de empréstimo com o Wolverhampton não incluiu cláusula de opção de compra no final da cedência. Jogador regressa à Luz seis anos depois de ter saído para o PSG.
O futebolista Gonçalo Guedes é reforço do Benfica por empréstimo dos ingleses do Wolverhampton até ao final da temporada, anunciou o líder da I Liga portuguesa, com o avançado a regressar ao clube de formação.
Relacionados
"É um regresso à casa-mãe! Formado no Sport Lisboa e Benfica, o atacante Gonçalo Guedes, de 26 anos, reforça a equipa de futebol profissional até ao final da corrente temporada de 2022/23, por empréstimo dos ingleses do Wolverhampton", refere o Benfica em comunicado.
"É uma felicidade enorme voltar a casa, ainda não consigo descrever a felicidade que estou a sentir. Poder voltar ao clube onde nasci, onde fiz toda a formação, poder estar com a família, com os meus amigos... é um sentimento único e quero aproveitar ao máximo este momento", disse à Benfica TV.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
"Assim que falaram comigo da opção Benfica, fiquei logo encantado, como é óbvio, porque é um clube que me iria marcar e ao qual eu já tinha pensado que queria voltar. Fiquei muito contente, dei logo o aval de que gostaria de ir e depois era os clubes chegarem a acordo. Foi possível, estou muito contente com isso. Sou mais um para ajudar a equipa, dar tudo, vou procurar adaptar-me o mais rápido possível e ajudar a equipa ao máximo nos seus objetivos", acrescentou.
O internacional luso transferiu-se no início desta época para a equipa inglesa dos wolves, depois de cinco temporadas nos espanhóis do Valência, e participou em 18 jogos, com dois golos e uma assistência.
Com dificuldades em afirmar-se na equipa agora treinada por Julen Lopetegui, que substituiu Bruno Lage no comando técnico, Gonçalo Guedes regressa ao Benfica, clube no qual fez a formação e chegou à equipa principal, e do qual se transferiu em janeiro de 2017 para os franceses do Paris Saint-Germain.
No início da época 2017/18, Guedes foi emprestado para clube parisiense ao Valência, que acabou por ficar com o jogador em definitivo, até à sua partida para o futebol inglês.
O avançado, que não esteve entre as escolhas para o Mundial2022 do Qatar, soma 32 internacionalizações na seleção principal portuguesa, com sete golos marcados, entre eles o tento apontado na final da Liga das Nações de 2019, frente aos Países Baixos, que garantiu o conquista do troféu.
O internacional português de 26 anos preferiu voltar a ser águia e jogar a Liga dos Campeões em vez de regressar à liga espanhola e jogar pelo Barcelona, onde jogaria também na Liga Europa. A possibilidade de poder voltar a ser campeão nacional pelo Benfica também pesou na decisão do jogador.
Já esta sexta-feira, o Benfica partilhou imagens que oficializam o regresso do jogador.
Gonçalo Guedes saiu o Benfica em janeiro de 2017, na altura para reforçar o Paris Saint-Germain, rendendo 30 milhões de euros aos cofres encarnados. Após meia época de pouco sucesso na capital gaulesa, mudou-se para o Valencia.
De águia ao peito, o avançado conquistou três campeonatos (2014-15, 2015-16 e 2016-17), duas Taças da Liga (2014-15 e 2015-16), uma Taça de Portugal (2016-17) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2016).