Frederico Varandas: "Há décadas que não via Benfica e FC Porto tão preocupados com o Sporting"
O presidente do Sporting lançou esta segunda-feira farpas contra os rivais, depois de Benfica e FC Porto acusarem os leões, em comunicados, de condicionarem a arbitragem, após o jogo com o AVS (2-2), do passado domingo.
"O Sporting não tem qualquer problema institucional com nenhum dos rivais. Em relação aos comunicados de ontem, vejo com alguma satisfação que passado muitas décadas Benfica e FC Porto estejam muito preocupados com o estado do Sporting. Apesar de o Sporting estar muito condicionado com muitas lesões, vejo que continuam muito preocupados, o que é um ótimo sinal", disse Frederico Varandas, em declarações aos jornalistas à saída da tomada de posse de Pedro Proença como novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
A preocupação dos rivais é bom sinal, segundo o líder leonino. "Veem o mesmo que eu. Se o Sporting conseguir chegar, mesmo com as suas limitações, dificuldades e com os seus lesionados, à data FIFA em março em primeiro, seja com igualdade de pontos ou com mais um, penso que na reta final vamos ver quem está mais forte", resumiu Varandas, pedindo aos sportinguistas que acreditem no projeto: "Ver o Benfica preocupado e o FC Porto muito preocupado com o Sporting é algo que eu não via há décadas. Mesmo nós estando condicionados, eles acreditam no nosso bicampeonato. Acreditam. (...) Estamos a jogar com miúdos de 17/18/19 anos, oito lesionados e castigados por culpa nossa e estamos na luta. Estamos em primeiro lugar e se chegarmos ao mês de março em primeiro lugar, se regressarem os pesos pesados, cá estaremos e veremos quem é mais forte."
Neste domingo, enquanto o Benfica acusou o presidente do Sporting de tentar condicionar as arbitragens, o FC Porto insurgiu-se com o facto de uma câmara colocada num poste de iluminação ter sido usada para validar um golo inicialmente anulado a Diomande.
"O comunicado do Benfica é o que tem sido: o modo normal de comunicar do nosso rival, a atirar areia para os olhos das pessoas. Tratar as pessoas como estúpidas. Em relação ao do FC Porto, do VAR: não sei quem mandou pôr a câmara ali, mas graças a Deus que ali está porque, se não estivesse, um golo válido teria sido invalidado. Sobre as preocupações das infraestruturas do VAR, o Dragao é um estádio magníficos e quando o Sporting joga lá as coisas não têm funcionado bem no VAR", defendeu o presidente dos leões, que esteve sentado ao lado de Rui Costa, na cerimónia da tomada de posse de Pedro Proença, e foi visível o bom ambiente entre ambos.
O presidente do Benfica, assim com o líder do FC Porto, André Villas-Boas, optaram pelo silêncio.