Francesco Farioli ao lado de André Villas-Boas na apresentação do novo treinador.
Francesco Farioli ao lado de André Villas-Boas na apresentação do novo treinador. ESTELA SILVA/LUSA

Farioli: “Recuperar a mentalidade do FC Porto” é a missão do novo treinador

Villas-Boas fala em "escolha ambiciosa" pelo novo comandante, que terá a sua disposição “possivelmente o melhor mercado da história do FC Porto”.
Publicado a
Atualizado a

Francesco Farioli foi apresentado esta segunda-feira (7) como novo treinador do FC Porto. O treinador italiano, de 36 anos, assinou contrato por duas épocas, até junho de 2027, e assume o comando da equipa depois da saída de Martín Anselmi, que não resistiu aos maus resultados de meia temporada no Dragão.

Farioli torna-se o segundo estrangeiro escolhido por André Villas-Boas, que em menos de um ano de presidência chega já ao terceiro treinador. "É um privilégio representar um clube icónico em Portugal e na Europa”, afirmou Farioli no Auditório José Maria Pedroto.

O italiano prometeu muito trabalho para devolver o FC Porto ao topo e classificou o Dragão como o lugar onde quer estar no momento. “É o sítio certo e a fase certa para a próxima fase da minha carreira. Temos muita ambição e desejo de provar a nossa paixão, de recuperar a mentalidade que queremos ver nesta equipa e devolver o FC Porto ao seu lugar", disse.

O percurso do novo técnico começou nos escalões secundários de Itália, como treinador de guarda-redes. Passou pela Aspire Academy e pelas seleções jovens do Catar antes de integrar a equipa técnica de Roberto De Zerbi no Sassuolo.

Já como treinador principal, orientou Karagümrük e Alanyaspor na Turquia, Nice em França e, na última época, Ajax, nos Países Baixos. O clube de Amsterdão mostrou bom futebol ao longo da temporada, mas o vice-campeonato para o PSV após ter conseguido nove pontos de vantagem sobre o final a rodadas antes do fim fez com que a passagem terminasse de forma frustrante.

Francesco Farioli ao lado de André Villas-Boas na apresentação do novo treinador.
Quem é Farioli, o “facilitador de processos” que vai treinar o FC Porto

A escolha de Farioli foi justificada por André Villas-Boas como “ambiciosa”. O presidente sublinhou a visão e o entusiasmo do novo treinador, mas não escondeu que o sucesso dependerá também da remodelação do plantel. “Vamos colocar à disposição todos os meios necessários e renovar profundamente a equipa”, garantiu, falando mesmo em “possivelmente o melhor mercado da história do FC Porto”.

Já Farioli, questionado sobre o momento do clube e as dificuldades herdadas, mostrou-se consciente do desafio: “O presidente foi muito claro sobre a situação, não escondeu nada. Há aspetos diferentes, uns mais difíceis, outros menos. Se quisermos criar uma determinada cultura precisamos de condições de trabalho para que os jogadores se sintam confortáveis e desde o primeiro momento passámos muitas horas, com o presidente e outras pessoas, a entender, por exemplo, o papel de cada jogador", declarou, dando a entender que quererá avaliar cada jogador individualmente.

O italiano ainda afirmou ser capaz de superar estes desafios para levar o Porto aos degraus mais altos neste ano. "Sei o que é necessário para ganhar e sermos competitivos. Se olharmos para longe e nos esquecermos do próximo passo podemos cair. Será uma longa jornada. Podemos passar nas diferentes competições, mas temos de trabalhar com muita vontade, união, espírito", frisou.

Francesco Farioli ao lado de André Villas-Boas na apresentação do novo treinador.
Oficial. Francesco Farioli é o novo treinador do FC Porto
Francesco Farioli ao lado de André Villas-Boas na apresentação do novo treinador.
FC Porto anuncia negociações para a rescisão de contrato com o treinador Martín Anselmi

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt