exclusivo
Desporto
15 dezembro 2022 às 00h05

Enzo e Otamendi podem ser os primeiros campeões mundiais made in Portugal

Os dois argentinos do Benfica podem fazer história no domingo no Qatar. Polga, Capdevila, Casillas, Remi e Draxler jogaram na I Liga já depois de terem conquistado o título.

Nicolás Otamendi e Enzo Fernández podem fazer história no futebol português no próximo domingo, dia em que enfrentarão a França na final do Mundial 2022. É que se os argentinos se sagrarem campeões mundiais no Qatar vão colocar o Benfica no restrito lote dos clubes com jogadores que já levantaram o troféu Jules Rimet.

Nunca um atleta foi campeão mundial a jogar em Portugal e apenas cinco jogaram na I Liga depois de terem vencido o mais importante título de seleções: Anderson Polga (Sporting), Joan Capdevila (Benfica), Iker Casillas (FC Porto), Adil Remi (Boavista) e Julian Draxler (Benfica). Já Aldair (Benfica), Branco (FC Porto) e Ricardo Rocha (Sporting) foram campeões depois de terem representado emblemas portugueses.

O primeiro campeão mundial a jogar em Portugal foi Anderson Polga. Tinha 23 anos quando Luiz Felipe Scolari o chamou para a seleção brasileira, que viria a sagrar-se campeã pela quinta vez na história no campeonato do Mundo da Coreia/Japão em 2002, um ano antes de chegar ao Sporting. Esteve nove anos em Alvalade, fez 342 jogos e ainda hoje é o estrangeiro com mais jogos europeus de leão ao peito.

Foi preciso esperar até à época 2011-12 para um clube português contratar novo campeão. Joan Capdevila, proveniente do Villarreal chegou ao Benfica com o rótulo de campeão do mundo, na África do Sul e campeão da Europa, na Áustria e Suíça, em 2008. Então com 33 anos, o defesa-esquerdo não convenceu o treinador Jorge Jesus e deixou a Luz com apenas 17 partidas.

Mais surpreendente e convincente foi a contratação de Iker Casillas pelo FC Porto em 2015. Vinha do Real Madrid com muitos troféus na bagagem, incluindo o de campeão da Europa (2008) e campeão do mundo (2010), além de três Champions, e juntou-lhe mais alguns conquistados pelos dragões nos 156 jogos que fez até 2020. Foi nesse ano que Adil Rami, campeão do mundo pela França em 2018 chegou ao Bessa para jogar no Boavista.. apenas por um ano e com 22 encontros realizados.

E já este verão chegou à Luz, emprestado pelo PSG, Julian Draxler, campeão mundial pela Alemanha em 2014. Chegou com algumas limitações físicas, mas já foi utilizado em 11 jogos e marcou dois golos. Draxler levantou o troféu no no Mundial do Brasil, depois de vencer a Argentina na final (1-0) e impedir que os então benfiquistas Ezequiel Garay e Enzo Pérez e o sportinguista Marcos Rojo erguessem o troféu.

Agora, oito anos depois os argentinos do Benfica, Nicolás Otamendi e Enzo Fernández têm uma grande oportunidade para inscrever o clube da Luz entre os emblemas com campeões mundiais no plantel, algo que nunca aconteceu em Portugal. O defesa-central dos encarnados é um titularíssimo da albiceleste e o médio um dos que mais de destacou e deu nas vistas no Qatar 2022. E se tudo correr bem para a Argentina, voltarão consagrados ao Benfica.

isaura.almeida@dn.pt