Yolanda Hopkins em ação na etapa portuguesa da WSL.
Yolanda Hopkins em ação na etapa portuguesa da WSL.CARLOS BARROSO

Elite mundial do surf em Peniche. Yolanda Hopkins avança, Frederico Morais eliminado

Praia de Supertubos recebe, até o próximo dia 25, a terceira etapa do circuito mundial da modalidade. Olímpica portuguesa se sente preparada para disputar o título de campeã em Peniche.
Publicado a
Atualizado a

A portuguesa Yolanda Hopkins venceu, este domingo (16), a primeira bateria da ronda de eliminação da etapa nacional do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL), que decorre em Peniche, na Praia de Supertubos, avançando para a terceira fase.

Yolanda Hopkins garantiu que se sente preparada para discutir o título de campeã da etapa lusa do circuito de elite.

"Podem ser as melhores do mundo, eu não quero saber. Acredito no meu surf, acredito na minha performance e acredito que tenho o 'skill' [capacidade] e a qualidade para ganhar", disse aos jornalistas a bicampeã europeia (2023 e 2024), depois de garantir a vaga na terceira ronda da prova, em que vai enfrentar a campeã mundial Caitlin Simmers, dos Estados Unidos (EUA), que lidera o ranking da WSL e que venceu a etapa de Peniche em 2023.

A olímpica portuguesa fez 8,50 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (5,17 e 3,33), batendo a norte-americana Bella Kenworthy (8,33) e a costa-riquenha Brisa Hennessy (5,30), que se despede da competição.

"Para mim a estratégia, basicamente, foi só começar a bateria rapidamente. Ontem [sábado] não tive sorte e fiquei presa ali no banco da areia. Hoje só queria começar logo, fazer logo alguns 'scores' [pontuações] para não estar com aquela pressão no meio do 'heat' [bateria] para ainda estar à procura das pontuações", revelou.

Frederico Morais eliminado na etapa portguesa da WSL, em Peniche.
Frederico Morais eliminado na etapa portguesa da WSL, em Peniche.CARLOS BARROSO

Já o outro representante nacional, Frederico Morais, ficou no terceiro e último lugar da primeira bateria da ronda de eliminação e não avança. 'Kikas' fez 8,07 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (4,57 e 3,50), atrás do norte-americano Jake Marshall (9,73 pontos) e do brasileiro Deivid Silva (12,43), que passam ambos para a terceira ronda.

Frederico Morais, que competiu na elite mundial em 2017, 2018, 2021, 2022 e 2024, está na fase final da recuperação de uma grave lesão no tornozelo direito sofrida em dezembro, e participou na prova da elite mundial na Praia de Supertubos na condição de convidado, tal como a compatriota Yolanda Hopkins.

A prova portuguesa é a terceira etapa do circuito mundial e decorre até o dia 25 de março.

Com Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt