Elite mundial do surf em Peniche. Yolanda Hopkins avança, Frederico Morais eliminado
A portuguesa Yolanda Hopkins venceu, este domingo (16), a primeira bateria da ronda de eliminação da etapa nacional do circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL), que decorre em Peniche, na Praia de Supertubos, avançando para a terceira fase.
Yolanda Hopkins garantiu que se sente preparada para discutir o título de campeã da etapa lusa do circuito de elite.
"Podem ser as melhores do mundo, eu não quero saber. Acredito no meu surf, acredito na minha performance e acredito que tenho o 'skill' [capacidade] e a qualidade para ganhar", disse aos jornalistas a bicampeã europeia (2023 e 2024), depois de garantir a vaga na terceira ronda da prova, em que vai enfrentar a campeã mundial Caitlin Simmers, dos Estados Unidos (EUA), que lidera o ranking da WSL e que venceu a etapa de Peniche em 2023.
A olímpica portuguesa fez 8,50 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (5,17 e 3,33), batendo a norte-americana Bella Kenworthy (8,33) e a costa-riquenha Brisa Hennessy (5,30), que se despede da competição.
"Para mim a estratégia, basicamente, foi só começar a bateria rapidamente. Ontem [sábado] não tive sorte e fiquei presa ali no banco da areia. Hoje só queria começar logo, fazer logo alguns 'scores' [pontuações] para não estar com aquela pressão no meio do 'heat' [bateria] para ainda estar à procura das pontuações", revelou.
Já o outro representante nacional, Frederico Morais, ficou no terceiro e último lugar da primeira bateria da ronda de eliminação e não avança. 'Kikas' fez 8,07 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (4,57 e 3,50), atrás do norte-americano Jake Marshall (9,73 pontos) e do brasileiro Deivid Silva (12,43), que passam ambos para a terceira ronda.
Frederico Morais, que competiu na elite mundial em 2017, 2018, 2021, 2022 e 2024, está na fase final da recuperação de uma grave lesão no tornozelo direito sofrida em dezembro, e participou na prova da elite mundial na Praia de Supertubos na condição de convidado, tal como a compatriota Yolanda Hopkins.
A prova portuguesa é a terceira etapa do circuito mundial e decorre até o dia 25 de março.
Com Lusa