Desporto
05 novembro 2022 às 21h23

Dragão mantém chip da Champions e goleia Paços de Ferreira

FC Porto venceu este sábado os castores (4-0), num jogo em que Evanilson bisou ainda antes do intervalo. Equipa portista chegou ao 2.º lugar, mas depende do resultado do Sp. Braga.

Foram quatro, podiam ter sido cinco, seis golos... O FC Porto goleou o Paços de Ferreira (4-0) e regressou aos triunfos na I Liga, depois de uma derrota com o Benfica e um empate com o Santa Clara. Evanilson bisou ainda antes do intervalo e Taremi picou o ponto, numa partida em que Juan Delgado fechou a goleada portista com um autogolo. Foi a nona goleada dos dragões esta temporada (em 20 jogos), que assim se aproximam do líder Benfica - joga hoje com o Estoril.

Sérgio Conceição fez várias alterações na equipa - Rodrigo Conceição, Wendell e Uribe foram as novidades em comparação com o onze que jogou frente ao Atlético de Madrid e conseguiu o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões na condição de líder - e manteve a desejada alta rotação da Champions no campeonato com uma entrada fortíssima no jogo da 12.ª jornada da I Liga, que resultou logo num golo madrugador.

O resultado ao intervalo (3-0) espelhava o domínio portista no primeiro tempo e não deixava margem para dúvidas sobre a gestão do triunfo no segundo tempo. Até porque a boa vontade do Paços de Ferreira não chegava para incomodar um dragão que finalmente manteve a cara da Champions no campeonato. Aos quatro minutos Evanilson contou com uma assistência magistral de Eustáquio para inaugurar o marcador.

Juan Delgado desperdiçou uma grande oportunidade para empatar, o que podia ter mudado o rumo do jogo que o FC Porto tornou fácil a partir da meia hora com os golos de Taremi e Evanilson.

Para o segundo tempo, o placard dava garantias de alguma tranquilidade. Nunca o FC Porto perdeu uma partida depois de estar a vencer por três golos de diferença ao intervalo, mas nas últimas três vezes acabou a consentir empates. Mas não desta vez. Por alguma razão o Paços Ferreira é último classificado, com o pior ataque (sete golos) e a segunda pior defesa (24 golos sofridos), e já tinha sofrido três golos por quatro vezes neste campeonato.

A missão do regressado José Mota (apostou num 5x4x1 a pedir magia a Gaitán, que pouco ou nada se viu) na Capital do Móvel não é fácil. E se o primeiro tempo deu ares de goleada, o segundo terminou sem que Diogo Costa fizesse uma única defesa ! O guarda-redes renovou esta semana com o emblema azul e branco e completou ontem o 10.º jogo sem sofrer golos, em 19 partidas em 2022-23.

Aos 56 minutos um autogolo de Juan Delgado colocou o FC Porto a vencer por 4-0, mas a infelicidade do pacense não tirou brilho a uma excelente jogada dos portistas. Aos 60 minutos a vantagem dava para a equipa ter alguns momentos de brilhantismo - Otávio, Eustáquio e Pepê não marcaram, mas sustentaram o caudal ofensivo azul e branco - e para Sérgio Conceição gerir a equipa e o banco a pensar na Taça de Portugal (terça-feira, com o Mafra) e permitir uma ovação a Taremi. O iraniano foi talvez o melhor em campo e ainda teve um golo anulado antes de sair e dar lugar ao miúdo Gonçalo Borges.

Depois foi só esperar pelo fim do encontro - Galeno ainda acertou no poste! - para o campeão amealhar mais três pontos e chegar ao segundo lugar da tabela, ainda que de forma provisória e a depender do resultado do Sp. Braga com a equipa sensação do campeonato, o Casa Pia.

Quanto aos pontos de diferença para o líder, tem a palavra o Benfica, que joga no domingo na Amoreira (ver página 22).

VEJA OS GOLOS

1-0 Evanilson (FC Porto)

Twittertwitter1588963467968774145

2-0 Taremi (FC Porto) e 3-0 Evanilson (FC Porto)

Twittertwitter1588970105735712769

4-0 Juan Delgado (autogolo)

Twittertwitter1588977526495498240

isaura.almeida@dn.pt