Diogo Ribeiro. Mais um recorde nacional e mais um mínimo Olímpico
Nadador do Benfica está a brilhar ao mais alto nível no Open de Portugal, na Madeira. Ganhou os 100m mariposa com 51.45s e estabeleceu novo máximo nacional.
Imparável. Diogo Ribeiro venceu este sábado os 100m mariposa, no Open de Portugal, na Madeira, com 51.45 segundos, e estabeleceu novo máximo nacional e conseguiu mínimos para os mundiais de Fukuoka e os próximos Jogos Olímpicos.
Relacionados
"Sinto-me bem. A final correu-me bem. Sinto que podia melhorar um pouco no final e tentar baixar dos 51 segundos. O meu objetivo era sempre fazer abaixo do mínimo olímpico [51,67] e melhorar o meu tempo. Melhorei duas décimas, estava à espera de um bocado melhor. Temos de aceitar. Estou supercontente, mais um mínimo olímpico. Agora é pensar nos mundiais. Já não há pressão, agora é trabalhar. Temos mínimos para todas as competições importantes [Europeu Sub 23, Mundial Fukuoka e Jogos Olímpicos]. Basicamente agora é trabalhar e continuar a melhorar os tempos", disse o nadador do Benfica, que já tinha batido os recordes de Portugal e conseguido presença em Paris 2024 nos 50m e 100m livres.
E ainda há mais na agenda do jovem nadador do Benfica, que se despede do Open de Portugal no domingo, nos 50m mariposa. A distância não é olímpica, mas há grande expectativa para saber a marca que consegue fazer depois de ter batido o recorde do mundo júnior, nos mundiais de Lima, no ano passado e de ter conquistado um bronze nos europeus absolutos de Roma. "Amanhã tenho os 50 mariposa. Não há pressão. Vou nadar com o Miguel [Nascimento] e com o Andrii [Govorov], uma prova bastante divertida, espero que corra bem a todo", disse o jovem de 18 anos.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Diogo é um dos três portugueses medalhados da natação em distância olímpica (piscina de 50 metros), juntamente com Alexis Santos (bronze nos Europeus de 2016, nos 200 metros estilos) e Yokochi (prata nos 200 metros bruços em Sofia 1985).
Dois recordes para Ana Pinho Rodrigues
Também Ana Pinho Rodrigues bateu recorde nacional absoluto dos 50 bruços na eliminatória do terceiro dia do Open de Portugal, e obteve mínimos para Fukuoka.
A nadadora da Escola Desportiva de Viana concluiu em 30,98 segundos melhorando o seu próprio máximo de Portugal. A olímpica portuguesa já tinha batido o seu próprio recorde nacional dos 50m livres com 25,25 segundos.
Já Gabriel Lopes obteve mínimos para o Mundial de Fukuoka, nas eliminatórias e final dos 200 estilos com tempo de final a registar 1.59.29 minutos.