Portugal sem Bernardo Silva, mas com o melhor lateral do mundo frente à Rep. Irlanda
Bernardo Silva é baixa para o jogo desta quinta-feira contra a Rep. Irlanda (19h45, na RTP1), da penúltima jornada de qualificação para o Mundial 2022. O jogador do Manchester City "chegou muito cansado e queixoso" e vai recuperar em Lisboa para ser opção para o jogo com a Sérvia, no domingo, dia em que Portugal saberá se está apurado para o Mundial do Qatar ou se precisa de ir ao playoff.
O selecionador nacional não quer saltar etapas. Quer ir jogo a jogo e de vitória em vitória, se possível. Daí que considere o jogo com os irlandeses "o mais importante" e por isso vai "pensar muito bem" para tomar "as decisões certas" em relação à utilização dos seis jogadores em risco de exclusão caso vejam um cartão amarelo (João Cancelo, Rúben Dias, José Fonte, Palhinha, Renato Sanches e Diogo Jota).
Twittertwitter1458442238883766276
Santos terá assim de fazer uma gestão ponderada da equipa. "Tenho confiança em todos os jogadores. Mais do que levar ou não amarelo, há que pensar também naquilo que é a forma de estar em campo. Vão para dar tudo, para disputar cada lance, mas quando sabes que um amarelo te impede de estar no próximo jogo, isso pode condicionar-te de alguma forma. Vou analisar bem. Vamos colocar uma equipa forte", garantiu o técnico nacional.
O selecionador espera "um jogo duro", frente a um adversário que provou em Portugal que é uma equipa competitiva e que estará "embalada pelo público". "A Rep. Irlanda nunca sai do jogo, nunca se entrega. Luta muito e sabe jogar, mostrou-o cá. Tenta procurar jogar em ataque organizado e quando não consegue tem como alternativa o ataque à profundidade", analisou Santos, admitindo que treinou as bolas paradas, um dos pontos forte dos irlandeses.
Se no meio campo há muitas opções, no lado esquerdo da defesa há um problema para resolver. Sem Raphaël Guerreiro (a recuperar de uma lesão) e Nuno Mendes (castigado), alguém terá de jogar adaptado. Diogo Dalot ou João Cancelo? "Vamos ver. Todos os laterais que estão aqui jogam tanto à direita como à esquerda", respondeu o treinador, ciente de que o lateral dos citizens é um dos seis jogadores amarelados. Cancelo tem jogado como lateral esquerdo no City e seria a opção mais lógica não fosse o facto de estar amarelado. Já leva cinco assistências e dois golos em 17 encontros esta época. Números que fazem dele "o melhor lateral do mundo", disse Santos: "Sim, é atualmente, na minha perspetiva, o melhor lateral do mundo, mas vamos esperar para ver quem serão os laterais."
Twittertwitter1458407533773787140
Já Danilo admitiu na conferência de imprensa que pode ser opção como defesa central ou como médio. "São opções. Cada jogador tem as suas características. Por exemplo, o Cancelo no clube joga a lateral direito e esquerdo. Eu também posso jogar a médio e defesa central. É uma alternativa muito válida, posso ajudar a equipa a ter mais opções. Não digo que me sinto melhor a jogar a central, porque sou médio de origem, mas estou muito confortável a central", confessou o jogador do PSG.
O histórico dos duelos frente à Rep. Irlanda é favorável aos portugueses (oito vitórias, quatro derrotas e dois empates), apesar das duas últimas deslocações menos positivais. No jogo da primeira volta, no Algarve, a equipa das quinas esteve a perder até aos 89 minutos, altura em que Ronaldo empatou o jogo antes de marcar o golo do triunfo aos 90"+6.
Portugal está no segundo lugar do Grupo A, com 16 pontos, com menos um ponto e um jogo do que a líder Sérvia, o adversário do último jogo do apuramento. Só portugueses e sérvios têm possibilidades de se apurarem para o Mundial, uma vez que Luxemburgo (seis pontos), Rep. Irlanda (cinco) e Azerbaijão (um) estão matematicamente afastados.
Se vencer ou empatar em Dublin, a seleção fica a precisar de apenas um ponto frente à Sérvia para se qualificar diretamente. Se perder com os irlandeses, ainda se pode apurar se vencer os sérvios no domingo no Estádio da Luz.
Duas das 13 vagas reservadas a seleções europeias no Mundial já estão preenchidas (Alemanha e Dinamarca), faltando definir oito apurados diretos até terça-feira.