Marcus Rashford marcou o primeiro golo da 'era' Amorim no Manchester United.
Marcus Rashford marcou o primeiro golo da 'era' Amorim no Manchester United.Foto: MICHAEL ZEMANEK / EPA

Amorim empata na estreia no United e tem trabalho árduo pela frente

Capacidade do treinador português não chegou para os “red devils” se imporem ao Ipswich Town. Bruno Fernandes continua muito desacompanhado numa equipa em que a qualidade não abunda.
Publicado a
Atualizado a

Não correu bem a estreia de Ruben Amorim como treinador do Manchester United, um empate 1-1 em casa do Ipswich Town, resultado que deixou os red devils em 12º lugar na Premier League, a 6 pontos do quarto, última posição de acesso à Liga dos Campeões. Confirma-se que o técnico português tem árduo trabalho pela frente, com um plantel muitos furos abaixo dos principais candidatos de acesso à maior competição europeia de clubes. 

Ruben Amorim apresentou o primeiro onze na sua tática predileta, 3.4.3, e com dois portugueses: Diogo Dalot como ala esquerdo e Bruno Fernandes na posição de extremo direito. Mas como se sabe, os extremos no modelo do técnico português jogam muito por dentro e por isso, o camisola 8 aparecia muitas vezes atrás do ponta de lança Rashford.

A  “estrelinha” de Ruben Amorim apareceu logo na primeira jogada de ataque do Manchester United, com Rashford a desviar para a baliza, após grande arrancada pela direita de Diallot. No banco, Amorim nem piscou depois deste início auspicioso, mantendo-se impávido e sereno. Entretanto, na bancada dos visitantes já se viam bandeiras portuguesas e tudo parecia correr bem aos “red devils”, diante de uma equipa que não oferecia grande oposição. No entanto, pouco a pouco, o Ipswich Town foi equilibrando  e o grande aviso para a defesa do Manchester United surgiu aos 40’, com Onana a evitar o empate com defesa monstruosa, mas o guarda-redes camaronês nada conseguiu fazer pouco depois, num lance em que Hutchinson atirou em arco, com a bola a desviar na cabeça de Mazraoui. Curiosamente, o golo da igualdade surgiu numa altura em que o VAR estava indisponível, de acordo com a Sky Sports, porque o alarme de incêndio disparou na sala do VAR.

A partida recomeçou (já com VAR) e o United quase imitou o que fizera na primeira parte, mas Garnacho não conseguiu marcar, após excelente assistência de Bruno Fernandes. Pouco depois, Onana voltou a salvar os “red devils” e aos 56’ Amorim lançou em campo o seu “velho conhecido” Ugarte, no lugar de Casemiro, enquanto Luke Shaw, em estreia esta época, rendeu Jonny Evans.

O treinador português fez mais duas alterações aos 67’, com Eriksen e Rashford a serem substituídos por Zirkzee e Højlund. Bruno Fernandes recuou para a dupla de meio-campo, numa tentativa de fazer valer a sua boa visão de jogo. O médio português bem se esforçou e geriu todo o jogo da equipa com mestria, mas a generalidade dos seus companheiros de equipa não tem a sua classe e não o acompanhou no “assalto final” em busca da vitória, com o resultado a manter-se inalterável. Um livre direto do camisola 8 e uma boa iniciativa de Diallot foram os únicos lances de perigo dos visitantes na meia-hora final, com os adeptos visitantes  a terminarem a partida a… cantar por Amorim. 

Após a partida, numa “flash interview” em pleno relvado, que durante alguns segundos foi interrompida pela presença do cantor Ed Sheeran, adepto e acionista do Ipswich, Ruben Amorim mostrou-se pouco satisfeito com a estreia. “Penso que os meus jogadores pensaram muito durante o jogo. Perdemos bolas sem pressão e depois de marcarmos um golo a começar o jogo, teríamos de controlar melhor a posse de bola”, começou por referir.

No entanto, deixou palavras encorajadoras em relação aos seus jogadores. “Eles tentaram muito e temos dois caminhos, um deles é só tentar ganhar jogos, mas na próxima época, por esta altura, teríamos os mesmos problemas. O outro caminho é tentar introduzir novas ideias e tentar estar melhor na próxima época, por esta altura”, disse.  À DAZN Portugal, referiu: “As sensações não podem ser boas, porque não ganhámos. Os adeptos acabaram a gritar por mim? Vale o que vale, mas é sempre melhor assim… o que interessa é ganhar jogos”.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt