'Joker - Loucura a Dois'. Veneza vai ter a insanidade de Lady Gaga e Joaquin Phoenix.
'Joker - Loucura a Dois'. Veneza vai ter a insanidade de Lady Gaga e Joaquin Phoenix.

Veneza 2024. 'Joker' mas também Almodóvar, Guadagnino e Jolie!

Revelada a seleção do Festival de Veneza do próximo mês. Todas as atenções vão dar a 'Joker - Loucura a Dois', de Todd Philips, mas a competição tem ainda Almodóvar, Luca Guadagnino, Walter Sales, Emmanuel Mouret ou Larraín….
Publicado a
Atualizado a

O que acontece quando um filme-evento abafa o resto do festival? É a pergunta do momento que o mundo faz agora depois de revelados esta terça-feira os 21 filmes da competição do segundo maior festival de cinema do mundo, a Mostra de Veneza. O filme, claro, é Joker - Loucura a Dois, de Todd Phillips, a obra de Hollywood mais esperada do ano, a sequela do sucesso de há cinco anos. Fica a dúvida: não seria mais sensato estar fora de competição? Sobretudo se pensarmos que Phillips venceu o Leão de Ouro… Sabe-se que a junção de Harley Quinn ao universo do comediante Arthur Fleck pode trazer a via do musical mas as primeiras imagens apontam para um filme que pode ser sobre… cinema e a sua memória de Hollywood. Ou um realizador que quer fazer arte dentro do aparato do blockbuster. Se o primeiro como que matou o conceito do filme de super-heróis, este pode ser outro tipo de sinfonia. Dê por onde der, é mesmo o filme que desequilibra o mediatismo do festival.

Mesmo quando na competição está The Room Next Door, o novo Pedro Almodóvar, a sua  primeira longa em língua inglesa. Tem Tilda Swinton e Julianne Moore em papéis que lhes podem dar prémios. Um drama que é ainda para ser estreado este ano. Mas temos outros títulos que fazem palpitar o coração do cinéfilo mais ansioso, a começar por Maria, de Pablo Larraín, especialista de biografias de figuras globais - depois da Princesa de Gales e de Jackie Kennedy é a vez de Maria Callas, agora interpretada por Angelina Jolie num papel também à medida da temporada dos prémios. O chileno regressa ao Lido após ter sido premiado o ano passado com O Conde, sobre Pinochet.

Também muita expectativa por Queer, de Luca Guadagnino, com Daniel Craig como William Burroughs num conto gay. Refira-se que já este ano o cineasta italiano estreou o bem aliciante Challengers

Os amigos de volta ao Lido

Outro dos filmes que vai fazer correr muita tinta é Lobos Solitários, de Jon Watts, a correr fora-de-competição ou a necessidade de ter pesos-pesados nos canais, neste caso Brad Pitt e George Clooney, aqui dois empregados de limpeza de crimes, os chamados “fixers”, obrigados a trabalhar juntos.

Depp, Jarmuch e Eggers ausentes

Dos ausentes há muito boa gente espantada por Johnny Depp não ter tido “slot” para Modi, a sua segunda realização, e igualmente por Julian Schnabel não ter conseguido colocar nesta edição The Hand of Dante cujo elenco mistura Gerard Butler, Martin Scorsese, Jason Momoa e Al Pacino. Talvez não tenha ficado pronto a tempo, mas mais surpreendente é ainda a ausência de Nosferatu, o novo de Robert Eggers. Julga-se também que Jim Jarmuch tenha preferido antes a rampa de Cannes para Father, Mother, Sister, Brother, com Cate Blanchett (a atriz australiana deverá ir, no entanto, ao festival: Disclaimer, a série de Alfonso Cuarón, por si protagonizada, está na secção da ficção televisiva). Por outro lado, há a surpresa de haver cinema de terror na competição, Babygirl, de Halina Reijn, com Nicole Kidman e Antonio Banderas. Vem com a chancela de qualidade da A24….

De recordar que na secção paralela Dias de Autores Portugal estará presente através de Luciana Fina com o documentário Sempre, sobre o 25 de Abril, e Cláudia Varejão apresentará a curta Kora. Infelizmente, Veneza nada quis nada com o tão esperado Entroncamento, de Pedro Cabeleira…

O Festival de Beleza arranca já dia 27 de Agosto e tem como filme de abertura a comédia de horror Beetlejuice Beetlejuice, de Tim Burton, com Monica Bellucci, a sua nova companheira. Os paparazzo em Veneza vão ao céu… Isto numa selecção algo desequilibrada e com excesso de filmes italianos. Isabelle Huppert é a presidente do júri.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt