Robert De Niro em Portugal para apresentar o seu festival de cinema
Diretamente dos ecrãs nova-iorquinos para os lisboetas, chega primeira edição europeia do festival de cinema Tribeca. O evento vai realizar-se de 17 a 19 outubro no Beato Innovation District, em Lisboa, com sessões de cinema nacional e internacional, um ciclo de conversas e "experiências imersivas", que vão contar com a presença do ator norte-americano Robert De Niro, que é o co-criador deste evento.
O festival Tribeca foi fundado nos Estados Unidos pelo inónico ator de Taxi Diver, entre outros, e Jane Rosenthal em 2003 como forma de homenagear as vítimas do ataque às Torres Gémeas, a 11 de setembro em 2001.O evento acontece anualmente em Nova Iorque durante duas semanas.
O antigo executivo da WarnerMedia e atual consultor da Opto, o português Tony Gonçalves, é o responsável pela "importação" deste evento.
Apesar de em Lisboa o festival ser de menor duração, o ADN do evento é o mesmo. “Os objetivos são iguais. Será o primeiro festival Tribeca na Europa, portanto mais pequeno e concentrado em dois ou três dias, explicou Tony Gonçalves em conversa com DN, durante a conferência de imprensa.
O festival pretende dar conhecer o trabalho dos profissionais do audiovisual portugueses e internacionais, criando uma comunidade internacional. “Estamos a procurar ver uma partilha de experiências entre diferentes criadores”, afirmou Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa.
“A ideia é partilhar storytelling de todos os formatos, seja trazer as histórias americanas aqui para o nosso país, seja ao contrário. Queremos usar esta oportunidade para mostrar os nossos criativos e as nossas histórias num palco internacional”, acrescenta Tony Gonçalves.
A programação irá incluir sessões de cinema português e internacional, e um ciclo de conversas com nomes nacionais e internacionais. As primeiras confirmações incluem os fundadores do festival: Robert De Niro e a produtora Jane Rosenthal.
A cineasta Patty Jenkins, conhecida pela sua realização do filme Wonder Woman e Monster, estará também presente, assim como Whoopi Goldberg e o ator e diretor Griffin Dunne.
“A programação, não terá apenas filmes e séries internacionais, mas também haverá uma parte portuguesa. O que é importante para mostrarmos aquilo que se faz de melhor em Portugal e para que esse conteúdo possa também ser exportado para o mundo”, explicou o CEO da Impresa.
Francisco Pedro Balsemão revelou ainda que o contrato entre a Tribeca Enterprises e a SIC (OPTO) é de um ano renovável para dois, havendo a possibilidade de tornar este festival algo recorrente em Portugal.