O 'jianzi' pode ser jogado individualmente ou em grupo, sendo pontapeado de jogador para jogador.
O 'jianzi' pode ser jogado individualmente ou em grupo, sendo pontapeado de jogador para jogador. FOTO: D.R. / Macao Daily News

‘Jianzi’: um popular desporto tradicional chinês

O protagonista da série de filmes de animação chineses 'Nezha' tem por desporto favorito o 'jianzi'...
Publicado a
Atualizado a

...que não só constitui um elo emocional importante entre ele e os seus pais, como também permite que estabeleça uma amizade profunda com o Terceiro Príncipe Dragão logo no primeiro encontro. Este passatempo de 'Nezha' e episódios relacionados representam uma inovação na adaptação do mito tradicional, trazendo, ao mesmo tempo, o desporto tradicional chinês 'jianzi' a um público mais vasto.

O jianzi, também conhecido como jianqiu, é composto por duas partes. Além da base, feita com um disco metálico relativamente pesado ou com uma moeda de cobre, tem um ou vários feixes de penas de galinha coloridas, plumas ou tiras de papel. Devido à sua estrutura com o peso concentrado na base, o jianzi cai rapidamente quando é chutado para o ar. Assim, o jogador precisa de encontrar o momento certo para o chutar novamente. Quem tem grande habilidade, pode manter o jianzi no ar durante centenas de toques consecutivos.

O jianzi pode ser jogado de várias formas: ser praticado em grupo, com os participantes a passarem o volante entre si, ou como uma competição entre duas equipas. A modalidade competitiva segue regras semelhantes às do badminton e do ténis: o campo é dividido por uma rede, e as equipas devem chutar o jianzi para o lado adversário e recebê-lo no seu próprio campo. Se o jianzi tocar no chão de um dos lados, a equipa desse lado perde o ponto.

A história do jianzi remonta ao período dos Reinos Combatentes (476 a.C. - 221 a.C.), estando relacionada com o cuju, um jogo semelhante ao futebol. Originalmente, o cuju era uma atividade de treino militar praticada pelos Exércitos da Antiguidade. Mais tarde, foi introduzido no palácio imperial e tornou-se popular entre as concubinas. No entanto, como elas não tinham força suficiente para jogar com a bola convencional, começaram a amarrar uma corda a uma bola decorada com penas coloridas, chutando-a para se divertirem.

O 'jianzi' é normalmente composto por várias penas e uma base, que é geralmente feita de metal ou plástico.
O 'jianzi' é normalmente composto por várias penas e uma base, que é geralmente feita de metal ou plástico. FOTO: D.R. / Macao Daily News

Esta forma modificada do cuju acabou por se difundir entre o povo, dando origem ao jianzi. Durante as dinastias do Norte e do Sul (420 - 589), os praticantes já dominavam várias técnicas, como chutar enquanto caminhavam, usar os joelhos, a cabeça ou até o abdómen para manter o jianzi no ar. Na Dinastia Tang (618 - 907), o jogo tornou-se extremamente popular e passou a ser uma das atividades recreativas mais apreciadas pelo povo.

Durante as dinastias Ming e Qing (1368 - 1911), o jianzi tornou-se ainda mais popular e os jogadores mais experientes demonstravam habilidades excecionais. Alguns conseguiam manter o jianzi a girar à sua volta durante longos períodos sem que este tocasse no chão, enquanto outros conseguiam até manter o controlo do jianzi ao mesmo tempo que se vestiam, comiam ou bebiam, deixando os espetadores maravilhados.

Com mais de mil anos de desenvolvimento, o jianzi transformou-se de um exercício militar num desporto popular amplamente apreciado pelo povo.

As pessoas costumam jogar jianzi no inverno, havendo na região de Pequim um ditado popular que diz: “Quando os salgueiros morrem, joga-se jianzi.” A expressão refere-se à estação em que as folhas dos salgueiros caem e as árvores parecem ter morrido, significando que esta é a estação ideal para jogar jianzi. Durante o inverno, com a redução das atividades agrícolas, as pessoas têm mais tempo livre, e a prática de desporto torna-se uma forma eficaz de se manterem quentes.

Uma competição de 'jianzi' nos Jogos Tradicionais Nacionais das Minorias Étnicas da China, realizados em Sanya, Hainan, em novembro de 2024.
Uma competição de 'jianzi' nos Jogos Tradicionais Nacionais das Minorias Étnicas da China, realizados em Sanya, Hainan, em novembro de 2024. FOTO: D.R. / Macao Daily News

Mas o jianzi não é popular apenas no norte da China; no Sul, na cidade de Cantão, realiza-se anualmente uma competição de jianzi no dia 15 do primeiro mês do calendário lunar (o Festival das Lanternas).

Atualmente, o jianzi continua a ser um desporto muito popular. Não exige espaço ou equipamento profissional e proporciona um excelente treino para a agilidade e coordenação corporal, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento da concentração e da capacidade de reação. A sua intensidade física pode ser ajustada conforme a preferência do praticante, tornando-o adequado para pessoas de todas as idades. Além disso, é uma atividade altamente social e comunicativa, permitindo fortalecer os laços entre familiares e amigos.

Hoje em dia, o jianzi evoluiu também para uma modalidade competitiva e faz parte dos Jogos Nacionais da China, dando origem a novas variantes, como o jianzi artístico e as provas de estafeta em equipa. Com a sua longa história e popularidade entre o povo chinês, o jianzi foi incluído, em 2011, no terceiro lote da Lista do Património Cultural Imaterial da China.

Siga-nos no Instagram e no Facebook (Vislumbres da China) para descobrir mais conteúdos fascinantes sobre a história e a cultura chinesas!

INICIATIVA DO MACAO DAILY NEWS

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt