Personalidade marcante na história do moderno documentarismo, mestre da reportagem, é dele o lendário Dont Look Back (1967), sobre Bob Dylan: D. A. Pennebaker faleceu em sua casa, em Nova Iorque, no dia 1 de agosto - contava 94 anos..O nome de Pennebaker é indissociável de toda uma comunidade de criadores que, a partir do início dos anos 60, transfiguraram a paisagem do documentário nos EUA. O filme Primary (1960), sobre as eleições primárias dos Democratas no estado do Wisconsin (opondo John F. Kennedy e Hubert Humphrey), seria uma espécie de bandeira do movimento do "cinema-verdade". Nele trabalharam o produtor e realizador Robert Drew e, na qualidade de directores de fotografia, Richard Leacock e Albert Maysles; Pennebaker foi um assistente de rodagem que, depois, asseguraria a montagem..Estava em jogo, afinal, a rentabilização prática e estética de uma panóplia de novos recursos mais leves (câmaras de filmar e gravadores), capazes de garantir uma agilidade de movimentos que as antigas técnicas não permitiam. Frederick Wiseman (n. 1930) é outra figura fundamental dessa renovação documental, ainda que sempre se tenha demarcado dos pressupostos do "cinema-verdade"..Dont Look Back seria, justamente, a consagração desse processo técnico, de uma só vez artístico e político (título português: Eu Sou Bob Dylan). Embora datado de 1967, ano do respectivo lançamento, o filme foi rodado em 1965, acompanhando, em particular, a polémica primeira digressão de Dylan com guitarras eléctricas. As singularidades humanas e dramáticas de muitas das suas cenas conferiram ao filme um valor icónico que serviu, por exemplo, como fundamento para a interpretação de Cate Blanchett num dos capítulos de I"m Not There (2007), de Todd Haynes, uma biografia "surreal" de Dylan..Encontramos, aliás, na longa filmografia de Pennebaker muitos títulos que reflectem o seu envolvimento com a música popular. São dele, por exemplo, Monterey Pop (1968) e Ziggy Stardust and the Spiders from Mars (1973): o primeiro é uma reportagem sobre o Festival de Monterey de 1967, incluindo uma lendária performance de Jimi Hendrix (cerca de um ano antes de Woodstock); o segundo foi rodado a 3 de Julho de 1973, no Hammersmith Odeon, em Londres, com David Bowie naquele que seria o derradeiro concerto em que assumiu a personagem de Ziggy Stardust..The War Room (1993) ficou, por certo, como um dos títulos mais conhecidos da sua filmografia. Co-assinado com a sua mulher, Chris Hegedus, faz o retrato íntimo da campanha de Bill Clinton, em 1992, num tom que viria a influenciar muitas abordagens (cinematográficas e televisivas) da cena política. Obteve uma nomeação para o Óscar de melhor documentário..Através da sua companhia, Pennebaker Hegedus Films, o casal viria a produzir e realizar alguns dos mais importantes documentários americanos das últimas décadas, incluindo Only the Strong Survive (2002), sobre os músicos da editora Stax, Kings of Pastry (2009), dedicado a uma figura mítica da cozinha francesa, e por fim Unlocking the Cage (2016), centrado nas questões morais e jurídicas de defesa dos direitos dos animais. Em 2012, no âmbito dos chamados Governor Awards, a Academia de Hollywood distinguiu Pennebaker com um Óscar honorário.