Hugo Gilberto é o novo pivô do "Jornal 2" . "Um espaço muito nobre"

O jornalista vai conduzir o mais importante noticiário da RTP2 alternando com Sandra Sousa. Com nova imagem, novo grafismo e nova duração.

Os espectadores costumam vê-lo na condução de formatos de desporto, mas a partir de terça-feira, Hugo Gilberto, 42 anos, passa a apresentar o principal espaço noticioso da RTP2, o Jornal 2 (21:30).

Emitido a partir do Centro de Produção do Porto, o "Jornal 2" será apresentado alternadamente por Hugo Gilberto e pela jornalista Sandra Sousa (que já o faz atualmente).

Trata-se já de um formato histórico na grelha da 2, como recorda Hugo Gilberto ao DN. "É um espaço muito nobre, que começa nos anos 80, sempre ligado à ideia de jornalismo de referência". Uma marca que se manterá. "Esse é o grande objetivo", diz o jornalista, que é também membro da direção de informação liderada por António José Teixeira, com os "pelouros" da RTP Porto e do desporto.

A partir da próxima terça-feira, dia 1 de dezembro, o "Jornal 2" terá nova imagem, novo grafismo e a duração habitual na 2. "Terá sempre 30 minutos, não há noticiários com esta duração em Portugal, será o mundo em 30 minutos", diz.

O Jornal 2 exigirá muita seleção na hora de fazer o alinhamento. "Além de haver essa minúcia na escolha dos temas há ainda a ideia de ter sempre convidados, um momento de cultura todos os dias, ou quase todos os dias, e ter também uma componente grande internacional, que é uma marca do Jornal 2". Numa frase, "darmos conta do que fica do que dia que passa."

Haverá, também, "um compromisso com a interpretação", explica, lembrando uma abordagem comum nos meios de comunicação anglo-saxónicos: o que já sabemos sobre um assunto?

António José Teixeira, diretor de informação, diz, em nota enviada pela RTP, que pretendem que o "Jornal 2" seja "uma referência imperdível da informação televisiva. Sucinto, analítico, virado para o que é importante"

Hugo Gilberto assume o lugar que era até agora ocupado por João Fernando Ramos, que no verão se mudou para a TVI e atualmente conduz o Jornal da Uma.

O futuro pivô do Jornal 2 conduz semanalmente o programa sobre futebol "Trio D"Ataque" e vai continuar a ser o anfitrião deste formato que é já quase "de autor". Há 13 anos que, semanalmente, modera o debate com os representantes de Benfica, Porto e Sporting. E só: "A minha aparição no desporto fica aí circunscrita".

Notícia retificada relativamente à duração do noticiário

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG