De Eládio Clímaco a António Calvário. A festa dos 60 anos do Festival da Canção está cheia de visitas
É já amanhã que acontece a primeira semifinal do Festival da Canção, com a apresentação das primeiras dez canções. Seguem-se depois, a 2 de março, outras dez. E a grande final, em que se vai escolher a música que representará Portugal em Malmo, na Suécia, será a 9 de março. Três acontecimentos que irão celebrar com muitas surpresas o 60.º aniversário deste evento.
António Calvário foi o primeiro a vencer o Festival da Canção, em 1964, com o tema “Oração” e já confirmou presença na edição deste ano. Também Eládio Clímaco, que já subiu 10 vezes ao palco do evento como apresentador, marcará presença. Mas são muitos os convidados que fazem parte da história do concurso que por lá irão passar, desde cantores a apresentadores.
Nomes incontornáveis na história do Festival e do país, Simone de Oliveira e Paulo de Carvalho juntam-se à festa, bem como Inês Santos, Delfins, Tozé Brito, Adelaide Ferreira, Herman José, António Sala, Júlio Isidro, Pedro Fernandes, Margarida Mercês de Mello, Ana Paula Reis, Isabel Campelo. Gente que era presença constante nos écrãs no passado junta-se às novas gerações de artistas e apresentadores para noites recheadas de momentos memoráveis.
Mas as estrelas do palco serão os concorrentes. Na primeira semifinal, amanhã, competem Bispo, com "Casa Portuguesa", Iolanda, com "Gritou", João Borsch, com "Pelas costuras", LEFT., com "Volto a ti", MELA, com "Água", Mila Dores, com "Afia a língua", Nena, com "Teorias da conspiração", Noble, com "Memory", Perpétua, com "Bem longe daqui", e Rita Rocha, com "Pontos finais".
Na segunda, que acontece a 2 de março, estão em competição os temas de Buba Espinho, "O farol", Cristina Clara, "Primavera", FILIPA, "You can't hide", Huca, "Pede choro", João Couto, "Quarto para um", Leo Middea, "Doce mistério", Maria João, "Dia", No Maka (Emanuel Oliveira e Duarte Carvalho), com a participação de Ana Maria, "Aceitar", Rita Onofre, "Criatura", e Silk Nobre, "Change".
Cinco canções de cada semifinal garantirão o seu lugar na final através de uma combinação de votos: 50% do júri profissional – composto pela cantora Gisela João, o músico Benjamim, a jornalista Lia Pereira, o escritor Miguel Esteves Cardoso, a cantora Lura, o músico Pedro Oliveira e a vencedora do ano passado, Mimicat - e 50% dos votos do público. Mantém-se, contudo, uma inovação introduzida no ano passado: após a divulgação dos cinco finalistas iniciais, o televoto será reaberto por breves momentos, permitindo ao público eleger mais uma canção para se juntar à Final.
A derredeira emissão, apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, será a 9 de março e o tema vencedor irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, que irá acontecer em Malmo, na Suécia, em maio, 50 anos depois da primeira vitória daquele país com o tema "Waterloo", dos ABBA.
Documentário
A comemoração dos 60 anos de Festival da Canção extravasa o palco e haverá outras iniciativas a assinalar a data. A 7 de março, dia de aniversário da RTP, será emitido um documentário sobre este que é o mais antigo programa de entretenimento da televisão portuguesa. Um trabalho da autoria de Miguel Pimenta e Sofia Vieira Lopes, com a voz de Filomena Cautela, que conta a história do Festival da Canção, com os momentos mais inesquecíveis e também aqueles de que poucos se lembram, e percorre-se a história política, social e cultural do país.
A RTP Palco tem já em destaque uma “coleção comemorativa” com todos os festivais disponíveis no Arquivo da televisão pública.
A Antena 1, por seu lado, apresenta Quis Saber Quem Sou, o qual parte de uma questão: Pode o Festival da Canção ajudar-nos a contar a história política, social e cultural do país nos últimos 60 anos? O podcast, que junta João Carlos Callixto, Sofia Vieira Lopes e um convidado, com moderação de Nuno Galopim, já está na RTP Palco e numa versão sem canções mas com mais elementos de conversa no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.
Como nos anos anteriores, no final de cada semifinal a Antena 1 apresenta um pós-show conduzido por Noémia Gonçalves e Pedro Miguel Ribeiro, contando amanhã com Pedro Penim e Joana Espadinha como comentadores. Pode ser escutado na rádio e ser acompanhado, em vídeo, na RTP Play, Facebook da Antena 1 e TikTok do Festival da Canção, além da RTP Palco.