Morreu a atriz e cantora Olivia Newton-John

Artista tinha 73 anos e trava luta contra cancro na mama há três décadas.

DN
© REUTERS/PHIL MCCARTEN

Morreu a atriz e cantora Olivia Newton-John, aos 73 anos, confirmou o marido, citado pelo portal TMZ.

John Easterling disse que a mulher morreu pacificamente na sua quinta no sul da Califórnia esta segunda-feira de manhã, rodeada por familiares e amigos.

Olivia lutava contra um cancro da mama há mais de três décadas. "Depois de uma jornada de 30 anos contra o cancro, ela perdeu sua batalha contra o cancro de mama metastático", disse fonte próxima da artista ao TMZ.

Olivia Newton-John, que foi uma voz ativa nas campanhas contra o cancro da mama, escreveu um livro sobre alimentação saudável e fundou em 2008 o Olivia Newton-John Cancer and Wellness Centre em Melbourne, Austrália, uma unidade hospitalar dedicada ao tratamento de doentes com cancro e investigação da doença.

Newton-John esteve em digressão há cerca de cinco anos a mostrar o álbum LIV ON, que compila temas sobre os traumas pessoais da vida da cantora e atriz, inclusivamente a batalha contra o cancro que travou primeiramente em 1992 e a perda da irmã, Rona, que em 2013 morreu devido a um tumor cerebral.

Nascida Cambridge, no Reino Unido, mas com infância vivida na Austrália, Olivia atingiu grande sucesso em 1971 com a música If Not for You e em 1973 com Let Me Be There. Seguiu-se o hit Have You Never Been Mellow.

No cinema estrelou ao lado de John Travolta em Grease em 1978.

Mais tarde, em 1981, lançou a canção de maior sucesso, Physical, que quebrou todos os recordes da década de 1980.

Paralelamente, casou em 1984 com Matt Lattanzi, ator que conheceu durante as filmagens de Xanadu. Juntos tiveram uma filha, Chloe Rose, acabando por se divorciar em 1995.

Em 2008 casou com John Easterling, fundador da Amazon Herb Co.

John Travolta reagiu à morte através das redes sociais. No Instagram escreveu: "Minha querida Olivia, melhoraste tanto as nossas vidas. O teu impacto foi incrível. Amo-te muito. Voltaremos a ver-nos um dia e voltaremos a estar juntos. Sou teu desde o primeiro dia que te vi, para sempre. O teu Danny, o teu John".