33 artistas portugueses concorrem à 3ª edição do The Sovereign Portuguese Art Prize
Direitos Reservados

33 artistas portugueses concorrem à 3ª edição do The Sovereign Portuguese Art Prize

O vencedor irá receber um prémio monetária no valor de 25.000 euros.
Publicado a
Atualizado a

A exposição de finalistas da 3ª edição do The Sovereign Portuguese Art Prize 2024 vai estar patente na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, até dia 14 de dezembro.

Estão expostas as obras de 33 artistas portugueses que foram escolhidos como finalistas deste prémio. Conta com nomes como Adriana Molder, Francisco Trêpa, José Pedro Cortes, Luísa Jacinto; Marcelo Moscheta, Mário Lopes, Pedro Barateiro, Rodrigo Oliveira e Wasted Rita.

A escolha dos artistas finalistas foi uma decisão de setes jurados como Tim Marlow, diretor executivo do Design Museum, em Londres; David Elliot, escritor, curador e diretor de museus de arte moderna e contemporânea; Philippe Vergne, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves; Vicente Todolí, diretor artístico da Fundação Pirelli HangarBicocca, em Milão; Maura Marvão, diretora da Phillips em Portugal e Espanha; João Paulo Queiroz, presidente da direção da Sociedade Nacional de Belas Artes; e Cassio Markowski, vencedor, no ano passado, do Sovereign Portuguese Art Prize.

“Este é o nosso terceiro prémio português anual para artistas profissionais. Mais uma vez, temos uma seleção coesa que impressionou os jurados e mostra a força e a profundidade da arte portuguesa. As obras finalistas representam tanto artistas conceituados como novas descobertas”, diz  Howard Bilton, fundador e presidente da Sovereign Art Foundation.

O vencedor do prémio grande vai ser anunciado no dia 7 de dezembro e irá receber uma recompensa monetária no valor de 25.000 euros. A sua obra ficará também na coleção da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA).

Segundo o comunicado enviado às redações, as obras da exposição vão ficar à venda. As receitas destas peças são metade para os artistas e a “outra metade destinada a financiar programas de beneficência ligados às artes que apoiam crianças desfavorecidas no Alentejo”. 

Existe ainda um prémio do voto do público e o vencedor irá receber o valor de 2.000 euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt