Primeira versão do AMÁLIA concluída no final deste mês
Uma versão preliminar do AMÁLIA, o primeiro Modelo de Linguagem em Grande Escala de língua portuguesa de Portugal, estará concluída no final deste mês, anunciou ontem o Governo.
Esta versão beta terá “capacidade para receber e interpretar instruções em formato de texto e responder com base no conhecimento adquirido, não possuindo ainda conhecimento especializado”, e “servirá como base de treino e desenvolvimento para as duas versões posteriores — a versão base e a versão multimodal, sendo que, nesta fase, a versão beta estará disponível para os investigadores dos centros de investigação que fazem parte do consórcio”.
O projeto de desenvolvimento do AMÁLIA é uma iniciativa do Governo, liderada conjuntamente pela Ministra da Juventude e Modernização e pelo Ministro da Educação, Ciência e Inovação, e conta com um investimento de 5,5 milhões de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Ao longo dos 18 meses de duração da iniciativa, serão lançadas mais duas versões do AMÁLIA, uma versão base no terceiro trimestre deste ano e uma versão multimodal no segundo trimestre do próximo ano.
Após esse período, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Agência para a Modernização Administrativa, as únicas entidades envolvidas no projeto de desenvolvimento da ferramenta, “assegurarão a infraestrutura e os mecanismos necessários para alojamento e disponibilização do AMÁLIA para toda a comunidade, que estará disponível em open source, de forma gratuita”.
O treino e desenvolvimento técnico do AMÁLIA está a cargo de um consórcio liderado pelos centros de investigação Nova LINCS da Universidade Nova de Lisboa, Instituto de Telecomunicações e Instituto Superior Técnico.