Eta Aquáridas. Chuva de "estrelas cadentes" promete iluminar o céu esta noite
D.R.

Eta Aquáridas. Chuva de "estrelas cadentes" promete iluminar o céu esta noite

A chuva de meteoros, denominados Eta Aquáridas, pode ser vista se estiverem reunidas as condições meteorológicas favoráveis ao fenómeno. São detritos do cometa Halley que prometem iluminar o céu.
Publicado a
Atualizado a

O céu, na noite de segunda para terça-feira (5 e 6 de maio), poderá ficar iluminado com uma "chuva de estrelas cadentes", um fenómeno que acontece uma vez por ano e que pode ser visto caso estejam reunidas condições meteorológicas.

Trata-se de uma chuva de meteoros, denominados Eta Aquáridas, e, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, “os traços das suas estrelas cadentes parecem sair de um ponto da constelação de Aquário”.

Estes detritos do cometa Halley (oficialmente designado como 1p/Halley), que poderão atingir uma velocidade de 66 quilómetros por segundo, segundo o site Meteored, deixam um rasto no céu que o ilumina, proporcionando um espetáculo visual que poderá visto quase até ao final do mês em alguns pontos do planeta.

Esta chuva de meteoros Eta Aquáridas é a consequência do movimento de translação anual do cometa, cujos fragmentos, ao entrarem na atmosfera terrestre, podem atingir quase 250.000 quilómetros por hora.

O portal de informação astronómica Starwalk.space indica que na noite desta segunda para terça-feira poderão ser vistos no hemisfério sul 50 meteoros por hora, podendo ser atingidas velocidades de 65,4 km/s.

Estando Portugal situado a norte da linha do equador, espera-se um número inferior de estrelas cadentes, entre 10 a 30 por hora, refere o Meteored.

Se estiveram reunidas as condições meteorológicas favoráveis a este fenómeno, assim como uma noite escura de céu limpo, é possível ver o pico da "chuva de estrelas cadentes", sendo que as horas antes do amanhecer são as mais favoráveis para olhar para um céu iluminado pelos meteoros.

As "estrelas cadentes" podem ser observadas desde 19 de abril, mas o fenómeno estende-se até 28 de maio, estando previsto que o pico da chuva de Eta Aquáridas aconteça nesta noite de segunda para terça-feira.

image-fallback
Olhe para o céu esta noite para ver a chuva de estrelas mais espetacular do ano

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt