Atividade económica do Brasil com queda de 4,11% em 2015

A economia contraiu 4,11% no último ano, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central.
Publicado a
Atualizado a

A atividade económica do Brasil contraiu 4,11% nos últimos doze meses, de acordo com o Índice de Atividade Económica do Banco Central (IBC-Br), considerado pelos analistas como um dado prévio do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

O índice, que registou o pior resultado da economia brasileira em 25 anos, reforçando a visão pessimista dos economistas, que indicam que o país mergulhou numa profunda recessão.

No ano passado, a crise económica foi agravada pela baixa confiança de empresários e consumidores, por juros altos, atualmente em 14,25% ao ano, e pela inflação em 10,67%.

Os dados divulgados hoje pelo Banco Central também mostraram que no quarto trimestre de 2015 a atividade económica teve queda de 1,87% sobre os três meses anteriores. Em dezembro, o IBC-Br caiu 0,52% em relação a novembro, em uma base ajustada sazonalmente.

O IBC-Br é uma referência usada para analisar a evolução da atividade económica do país, que considera informações sobre o nível de atividade da indústria, comércio, serviços e agropecuária.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará os dados oficiais sobre o PIB brasileiro do quarto trimestre de 2015 e o resultado consolidado dos doze meses do ano passado no dia 03 de março.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt