Morreu a cantora France Gall aos 70 anos

A artista francesa morreu aos 70 anos, vítima de cancro
Publicado a
Atualizado a

Morreu este domingo a cantora francesa France Gall. Tinha 70 anos e foi vitima de cancro. Foi uma das mais importantes artistas pop do panorama musical francês.

A morte foi anunciada pela agente da cantora, Geneviève Salama. "Há palavras que nunca se querem pronunciar. France Gall regressou ao "Paraíso Branco" dia 7 de janeiro, depois de dois anos a desafiar, com discrição e dignidade, o reaparecimento do cancro". France Gall estava hospitalizada desde o final de dezembro devido a uma "infeção severa", indica o Le Monde.

Nascida a 9 de outubro de 1947 em Paris como Isabelle Gall, cresceu numa família de artistas: o pai, Robert Gall, escreveu alguns dos temas de maior êxito da música francesa, nomeadamente La Mamma de Charles Aznavour. Gravou o primeiro álbum aos 15 anos e, em 1964 tem o primeiro sucesso musical com Sacré Charlemagne, celebrizando-se durante o período do yé-yé dos anos 60 do século passado.

[youtube:FWRCJhsz5t4]

É recordada sobretudo pelo tema Laisse Tomber Les Filles, que foi composto por Serge Gainsbourg. Em 1965 viria a vencer o festival da Eurovisão com Poupée de Cire, Poupée de Son, também de Gainsbourg, em representação do Luxemburgo.

[youtube:rRva0YOVtcI&list]

Em 1973 conhece Michel Berger, que lhe escreve La Déclaration d'amour em 1974. O tema relança-lhe a carreira e France Gall torna-se a musa de Berger, mas também mulher e mãe de dois filhos do cantor e compositor. Da parceria resultam vários sucessos musicais, nomeadamente Tout pour la musique, Résiste, Viens je t"emmène, ou Besoin d"amour.

[youtube:9ZhguAINZtw]

[youtube:9IwTgYlP7YM]

Berger morre de forma súbita em 1992, vítima de problemas cardíacos. Um ano depois, a cantora recebe o diagnóstico de cancro da mama. Regressaria ainda à música para se retirar em 1997, após a morte da filha Pauline, nascida em 1978.

Em 2015, aos 68 anos, recorda o Le Monde, France Gall tinha regressado aos palcos com a comédia musical Résiste.

A sua última aparição pública foi na cerimónia dos Globos de Cristal a 30 de janeiro de 2017 no Lido de Paris.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt