Yazemeenah Rossi, a manequim de 60 anos que desafia as regras
"A juventude é o meu estado de espírito." O lema de vida é de Yazemeenah Rossi, a manequim francesa que chegou à indústria da moda "por acaso" e disposta a contrariar os padrões de idade impostos às mulheres.
O desafio para se estrear nas passerelles chegou por intermédio de um amigo, que por sua vez conhecia um designer a precisar "urgentemente" de uma modelo. O convite foi feito informalmente e Yazemeenah, na altura com 30 anos, respondeu, "porque não?". A ousadia foi suficiente para se manter até aos dias de hoje, com 60 anos, na indústria da moda. O corpo bem cuidado conquistou o olho clínico dos críticos e os seus longos cabelos grisalhos transformaram-se na sua imagem de marca. Os primeiros começaram as surgir quando tinha 11 anos, a mesma idade com que recebeu a sua primeira máquina fotográfica. Decidiu conservar os dois, pois percebeu que, de alguma forma, eles poderiam funcionar como "trunfos" a seu favor. O tempo que despendia a fotografar servia como pretexto de fuga a uma relação problemática com os pais, motivo que a levou a crescer na casa dos avós, na Córsega.
Caracterizada por constantes discussões, a relação com os pais piorou quando Yazemeenah engravidou aos 16 anos. O medo de que os pais a obrigassem a abortar fê-la esconder a gravidez durante cinco meses e, consequentemente, casar com o pai da criança. A manequim mudou-se para Paris, na mesma altura, e aos 20 anos voltou a engravidar. "Parecia que estava numa prisão. Cheguei a desejar não ter filhos", recorda Yazemeenah, em entrevista ao The Guardian. Aos 28 anos, a agora manequim percebeu que a "busca pela felicidade era o mais importante, pelo que não podia ficar com um homem que não amava" só porque ele a ajudava a pagar as contas. O divórcio foi o pretexto perfeito para Yazemeenah mudar de vida. Foi viver para Nova Iorque, recuperou a forma dos seus 69 quilos, estreou-se nas passerelles.
Mas os primeiros meses nos Estados Unidos foram "duros," confessa à publicação Vice. "Trabalhamos muito, mas o reconhecimento demora a chegar."
A manequim acabou por deixar as passerelles de lado, trocou Nova Iorque pela Califórnia, insistiu em vingar como modelo fotográfico e conquistou o sucesso internacional aos 45 anos, quando protagonizou uma campanha publicitária para a marca Marks & Spencer.
Para lá dos cuidados com o cabelo e com a alimentação, o segredo de Yazemeenah Rossi está no "conforto" que encontra na sua imagem. Depois de receber elogios pela "coragem" em exibir o seu corpo, a manequim respondeu: "Isto não é coragem. É o que eu sou. A autenticidade é o melhor segredo para o sucesso na indústria da moda."