Wikipédia russa a negro como protesto contra censura

A versão russa da Wikpédia está desligada hoje e por 24 horas como protesto contra a lei que dá ao governo poder para censurar determinados sites.
Publicado a
Atualizado a

Quem visitar o site 'ru.wikipedia.org' encontra uma lista negra em cima do logótipo e uma mensagem a explicar o motivo. Utilizadores da internet e ativistas dos direitos humanos argumentam que o alcance da lei é demasiado largo e permite que os funcionário selecionem subjetivamente que sites juntar à lista negra.

Pode ler-se no site em russo: "O Estado da Duma realiza uma segunda audiência da alteração da 'lei da informação' que pode levar à criação de uma censura extra judicial da Internet na Rússia, incluindo o encerramento da Wikipédia em russo. Hoje os protestos da comunidade da Wikipédia contra a censura. uma ameaça ao conhecimento livre, aberto a toda a humanidade. Pedimos que nos apoie na oposição a este projeto de lei".

O Governo russo afirma precisar de maior poder para bloquear sites que mostram pornografia infantil, que promovem o suicídio entre os jovens e divulgam informação sobre drogas.

O ministro das comunicações russo, Nikolai Nikiforov, pronunciou-se no Twitter: "Eu não apoio a ideia de encerrar a Wikipédia. O seu protesto é uma reação importante da comunidade web que diz que a lei [apresentada à Duma] precisa de ser melhorada".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt