Universidade atribui Honoris Causa ao tenor espanhol José Carreras

A Universidade do Porto (UP) anunciou hoje que vai atribuir o grau de Doutor Honoris Causa ao tenor espanhol José Carreras, "em reconhecimento da notável obra" que a sua fundação tem desempenhado "no apoio à ciência e contributo para a medicina".
Publicado a
Atualizado a

Em comunicado, a UP adianta que a atribuição do seu mais alto título honorífico a José Carreras acontecerá no dia 23, na Aula Magna da Faculdade de Medicina, numa cerimónia em que participará o reitor e o corpo doutoral da universidade.

A Fundação Internacional José Carreras foi criada em 1988, logo após o tenor ter conseguido vencer a leucemia que lhe havia sido diagnosticada um ano antes, e tem como principal objectivo contribuir para a descoberta de uma cura para todas as formas de leucemia.

"Para além de prestar apoio social aos doentes e de disponibilizar uma das maiores bases de dados internacionais de dadores de medula óssea e de sangue do cordão umbilical, a fundação dedica a maior parte da sua atenção e fundos ao financiamento directo à investigação científica, tendo já distribuído mais de sete milhões de euros a cerca de 150 projectos de investigação em todo o mundo", destaca a UP.

Segundo refere, na proposta de atribuição deste título honorífico, subscrita por todos os professores catedráticos da Faculdade de Medicina, o director da Faculdade, José Agostinho Marques, diz ver na personalidade de José Carreras "um exemplo ímpar para apresentar à comunidade académica".

"Um exemplo que - destaca - foi já reconhecido com o grau de Doutor Honoris Causa por 12 universidades de 10 países diferentes, incluindo os Estados Unidos da América, o Reino Unido, Alemanha, Espanha e Portugal (Universidade de Coimbra, em 2003)".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt