Um euro (e muita sorte) para passar uma noite no moinho do Moulin Rouge
Pela primeira vez na história, o Moulin Rouge, em Paris, abre as portas do seu moinho para deixar visitantes entrar e dormir no seu luxuoso e requintado quarto. Acontecerá durante três e a três casais. Mas esta história tem uma notícia boa e outra má. Primeiro a boa: só custará um euro. Agora a má: só com muita, mas mesmo muita sorte, conseguirá ser um dos contemplados. Finalmente, a explicação: os selecionados serão aqueles que primeiro conseguirem fazer a reserva num período horário desconhecido. Sabe-se apenas que a reserva terá de ser feita a partir de 17 de maio às 19h00.
Marque, portanto, na agenda ou crie um lembrete no telemóvel e, nesse dia, a essa hora, tente fazer a reserva para uma das três datas disponíveis no site do Airbnb: 13, 20 e 27 de junho. Os sortudos poderão viver uma experiência única, uma vez que o moinho do Moulin Rouge nunca antes foi aberto ao público, e descobrir todo o glamour, opulência e requinte daquele espaço, decorado ao estilo Belle Époque.
"A era da Belle Époque foi um período em que a cultura e as artes francesas floresceram - e nenhum marco é mais emblemático desse período do que o Moulin Rouge. Esse aposento secreto dentro do famoso moinho do cabaré foi projetado para oferecer uma autêntica viagem no tempo, para redescobrir a capital francesa das artes e dos prazeres", diz Jean-Claude Yon, historiador e especialista em história cultural e social francesa do século XIX que trabalhou com o Airbnb na renovação, citado num comunicado.
O espaço inclui uma sala/quarto decorada com móveis e objetos característicos do século XIX, acessórios glamourosos da Belle Époque, perfumes, cartas apaixonadas dirigidas aos dançarinos e um terraço privado com decoração adequada.
Mas, além da estadia, os visitantes terão oportunidade de fazer uma visita guiada pelo cabaré, incluindo os ateliers do guarda-roupa e os bastidores, ficando a conhecer mais da sua história, de beber um aperitivo no terraço, de apreciar o jantar preparado pelo chef Arnaud Demerville e de assistir ao espetáculo "Féerie" em lugares VIP. Terão ainda possibilidade de tirar fotografias com o elenco e de se encontrar com a principal estrela do espetáculo, Claudine Van Den Bergh, no camarim. "Ao mergulhar os espectadores no glamour e grandeza do music hall francês, o espetáculo do Moulin Rouge é uma verdadeira fuga da vida quotidiana", diz ela no comunicado.
Depois de tantas emoções, será então hora de passar a noite no moinho e, de manhã, de tomar o pequeno-almoço sob as pás. Uma oportunidade que resulta de uma parceria com o Airbnb, que oferece regularmente noites únicas em lugares inimagináveis, como no Louvre, no Castelo do Drácula, no Aquário de Paris ou no Estádio do Maracanã.
A comemorar 133 anos de vida, o Moulin Rouge é um dos mais icónicos espaços de Paris, localizado no coração de Montmartre. Construído como homenagem às origens rurais daquele bairro e reconstruído três décadas depois, após um incêndio, o moinho abre pela primeira vez ao público.
O espetáculo atualmente em cena segue a tradição do music-hall francês com 1000 figurinos, adornados com penas, strass e lantejoulas, cenários sumptuosos em cores cintilantes e, claro, o famoso cancan.
sofia.fonseca@dn.pt