Troço nascente requalificado por 7 milhões de euros

A Câmara do Porto quer requalificar o troço nascente da Avenida da Boavista por sete milhões de euros, fixando "prazos parciais vinculativos" para as várias fases da obra, que no total tem de durar menos de dois anos. <div></div>
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O anúncio de abertura do concurso público foi hoje publicado no Diário da República (DR).

Um dos objetivos da obra é resolver "a questão do canal que chegou a estar destinado ao metro, contribuindo para facilitar o acesso à nova entrada do parque de estacionamento da Casa da Música", anunciava a revista municipal Porto Sempre de outubro de 2011.

Em janeiro, fonte oficial da instituição revelou à Lusa o interesse em que a obra incluísse, na placa central da avenida, a entrada para o parque de estacionamento prevista no projeto de arquitetura.

O contrato para a "Empreitada de Requalificação da Avenida da Boavista (Troço Nascente) e Áreas Adjacentes", publicado no DR, tem como "preço base" sete milhões de euros e será adjudicado à "proposta economicamente mais vantajosa".

Para a execução da totalidade da obra é fixado um "prazo de execução de 600 dias", mas a Câmara determina também "prazos parciais vinculativos" para as várias fases da empreitada.

A primeira e segunda fase dos trabalhos" têm de estar concluídas 240 dias a contar da data da primeira "consignação da empreitada", a terceira e quarta fases da obra devem ficar terminadas 210 dias depois da segunda consignação, e às obras da quinta e sexta fases foi atribuído o prazo de execução de 150 dias.

Os potenciais interessados têm 48 dias (a contar de sexta-feira, data de envio do anúncio para o DR) para apresentar propostas, que devem manter durante 66 dias.

A Câmara do Porto concluiu no fim de 2011 a requalificação do troço poente da Avenida da Boavista, orçada em 800 mil euros, e anunciou a intenção de avançar para o troço nascente (entre a rotunda da Boavista e o Bessa) de uma das mais importantes vias de circulação da cidade.

A divulgação foi feita na revista municipal Porto Sempre de outubro de 2011 e apontava o projeto do troço nascente como o "próximo a avançar, se o orçamento municipal o permitir".

A publicação acrescentava ser vontade da Câmara que a empreitada decorresse "em articulação com a requalificação da rua de Agramonte", que mereceu o apoio do QREN -- Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007/2013", entretanto "desviado para a obra de requalificação do Carvalhido".

O projeto de arquitetura da Casa da Música e zona envolvente incluía uma entrada (e saída) para o parque de estacionamento da instituição na placa central da avenida, em frente à instituição, mas a ideia não se concretizou.

Para o local esteve também pensada a linha de metro da Boavista (atirada, em 2008, para uma terceira fase de expansão do metro) e um trajeto pedestre subterrâneo até à Avenida de França, motivo pelo qual ali estão colocados carris.

O túnel, nunca utilizado, foi pago pela Metro do Porto no âmbito do projeto de requalificação da envolvente à estação da Casa da Música, afirmou em janeiro à Lusa fonte da empresa.

A mesma fonte lembrou que apenas "parte do túnel ficou feito".

Em julho, a Câmara do Porto comprometeu-se a estudar a sugestão do PS para aproveitar a passagem subterrânea com vista a ligar a Casa da Música a um futuro "jardim da música" situado na rotunda da Boavista.

"Eu não acho que seja assim tão simples aproveitar o túnel feito pela Metro para ligar a estação da Boavista à da Avenida de França", alertou na altura o vereador do Urbanismo da autarquia.

Gonçalo Gonçalves avisou que o túnel está feito "em tosto" e "cheio de terra", sendo necessário "fazer o chão e as infraestruturas" para qualquer eventual aproveitamento.

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