Torreira festeja S. Paio em "semana de liberdade"

Publicado a
Atualizado a

Considerada por muitos a mais concorrida e afamada festa da região, a romaria do S. Paio da Torreira, na Murtosa, cumpre a tradição de receber devotos forasteiros e locais, entre os dias 4, sexta-feira, e 8 de Setembro.

"É uma semana de liberdade em que, se for preciso, até nos jardins das casas dos emigrantes as pessoas acampam", considera António Sousa, presidente da autarquia da Murtosa, que estima as 70 mil as pessoas em romaria ao "pequeno aglomerado urbano" da Torreira.

Desde o século passado que a vila de pescadores, situada entre o mar e a ria de Aveiro, comemora a festa do seu santo padroeiro. "Antigamente, as pessoas vinham de barco, moliceiro e bateira para a festa do S. Paio, mas agora já são poucos os que vêm por água", lembra António Sousa.

Do programa de festividades em honra do S. Paio constam duas sessões de fogo-de-artifício, pontos altos da romaria: no mar, no dia 5 à meia-noite, e na ria, no dia 7, à mesma hora.

No dia 6, domingo, a vila, com forte ligação à tradicional apanha do moliço, é palco de uma regata e de um concurso de painéis de moliceiros.

O dia 8, em que se comemora o feriado municipal em honra do padroeiro, fica marcado pela missa campal junto à Capela de S. Paio e pela habitual procissão. Durante todos os dias, é garantida animação musical e nocturna nos bares do extenso areal da praia da Torreira.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt