Tomás Batista, de 19 anos, é um grande adepto dos transportes públicos, seja como utilizador, seja como curioso. E foi a mistura destes dois fatores que levaram este aluno de Relações Internacionais do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) a desenhar uma nova Rede da Madrugada da Carris. Uma proposta que já teve oportunidade de apresentar à empresa, tendo recebido a promessa de que duas das suas propostas vão ser implementadas já em 2023: o aumento da frequência das carreiras e a criação de uma linha que sirva o Polo Universitário da Ajuda..O interesse pela Rede da Madrugada surgiu devido ao facto de ser utilizador e ter encontrado vária falhas no serviço noturno da Carris. "Uma das atuais lacunas é a frequência, porque entre as 1.30 e as 5.00 horas só existem autocarros de hora a hora, o que causa inúmeros problemas. Começa pela sobrelotação dos autocarros, sobretudo entre quinta-feira e sábado, vésperas de feriados ou quando há algum evento especial em Lisboa. Eu já andei diversas vezes e é um problema", aponta Tomás Batista ao DN, depois de ter sugerido que a frequência passasse para 30 minutos de intervalo entre autocarros..Outra das lacunas é a existência de zonas em Lisboa que não são abrangidas pela Rede da Madrugada, como toda a área da Ajuda, onde existe o polo universitário que Tomás frequenta, o Alto do Restelo, a zona do Colombo, bem como a região mais a norte da cidade, que já não pertence ao Concelho de Lisboa, mas que durante o dia é servida pela Carris, como a Portela de Sacavém, por exemplo..A esta falta de cobertura soma-se a falta de transbordos, que pode tornar, à partida, uma curta viagem numa odisseia.."Uma pessoa, por exemplo, que esteja em Benfica e queira ir para o aeroporto tem de apanhar o 202 até ao Cais do Sodré e, depois, apanhar outra linha para o aeroporto. Estamos a pedir a uma pessoa de Benfica que, além de ter de apanhar dois autocarros, tem de fazer uma viagem de pelo menos duas horas para ir de um ponto para o outro", critica o estudante de Relações Internacionais. "Daí a minha proposta de a rede ter dez carreiras, oito em eixos verticais e duas em eixos horizontais, como se fossem duas carreiras circulares, uma mais externa e outra mais interna, a 204 e 205, respetivamente", revela..Na lista de sugestões de Tomás Batista está também uma alteração ao nível da bilhética, que contribuiria também para diminuir os atrasos das carreiras, pois os motoristas deixavam de perder tanto tempo com a venda de tarifas de bordo. Esta alteração passaria pelo pagamento dos títulos de transporte através de um cartão multibanco contactless, como a Fertagus adotou agora, e pela colocação de máquinas de vendas de bilhetes na rua, junto aos interfaces mais importantes, através de uma parceria com a rede Navegante, como também já é feito na Margem Sul..Este plano de Tomás Batista para uma nova Rede da Madrugada teve uma primeira versão feita mais na ótica do passageiro que terminou por alturas da primavera, mas que entretanto melhorou, publicando-a também na sua conta de Twitter..Orgulhoso do seu trabalho, enviou a proposta à Carris e cerca de três semanas depois chegou o convite para uma reunião, que aconteceu no passado dia 5 de dezembro e na qual falou com Carlos Miguel, responsável pelo Planeamento Operacional da empresa municipal de transportes públicos.."A reunião foi muito produtiva e para 2023 eles já me deixaram a garantia de que vão reforçar a frequência, pelo menos entre quinta-feira e domingo, e irão criar uma nova carreira que irá cobrir toda a zona do Alto do Restelo, Ajuda, Boa Hora, do Polo Universitário, e depois descer a Alcântara e aí encontrar-se com a 201, na zona do Calvário, sendo que entre o Calvário e o Cais do Sodré fará mais ou menos o mesmo percurso da 201", recorda Tomás. E sublinha ainda que esta proposta "irá colmatar uma falha numa zona da cidade que atualmente não tem qualquer tipo de serviço" e será uma mais-valia para quem estuda no Polo Universitário da Ajuda, nomeadamente os alunos do pós-laboral..Mas a adoção das sugestões deste jovem de 19 anos pela Carris poderá não ficar por aqui. "A Rede da Madrugada atual vai ser toda revista em 2023 através de um estudo que uma empresa externa irá fazer sobre a procura, sendo que só depois desse estudo é que será pensada a reformulação. E aí a Carris poderá pegar no meu mapa e fazer algo parecido com o que eu proponho. Mas isso, se acontecer, será só para 2024.".ana.meireles@dn.pt