Tintim e Hergé em leilão passam milhão de euros

Pranchas, desenhos  e objectos relacionados com Tintim foram  disputados pelos coleccionadores em Paris
Publicado a
Atualizado a

Uma estátua de bronze de Tintim e Milou em tamanho natural, da autoria de Nat Neujean, 125 mil euros; um desenho original, Tintin et les coquillages, feito em 1947 para os 50 anos de um amigo de Hergé, 131 250 euros; uma prova de impressão de Os Cigarros do Faraó, 3 mil euros; e o recorde da noite, uma prancha dupla de O Ceptro de Otokar, 243 750 euros. São alguns números do grande leilão "tintinófilo" realizado em Paris no sábado à noite, que rendeu 1,08 milhões de euros. Muito perto do recorde de 1,2 milhões de euros daquele que teve lugar no ano passado, na Bélgica.

Organizado pela leiloeira Piasa e pela Moulinsart SA, que detém os direitos de toda a obra de Hergé, o leilão dos 230 lotes, que abrangiam álbuns raros e antigos, pranchas, desenhos e os mais variados objectos relacionados com o universo de Tintim (lenços, caixas de lápis, bonecos, pisa-papéis, carrinhos, etc.), teve lugar na sala de vendas Drouot-Montaigne, atraindo cerca de duas centenas de coleccionadores e muitos curiosos, que licitaram ao vivo, pela Internet e por telefone - e consoante as suas posses.

Falando à AFP, Alain Cadiou, presidente da Piasa, explicou a maioria dos coleccionadores pertenciam ao espaço franco-belga, embora também "alguns espanhóis e anglo-saxónicos" tenham marcado presença

Confirmando esta ideia, Alain Van Neygher, da casa Drouot, precisou, a propósito da venda da citada dupla prancha de O Ceptro de Otokar, publicada originalmente em 1938 no Petit Vingtiéme: "O comprador é um coleccionador particular belga. O Tintim regressa sempre à Bélgica. Nos nossos dias, as pessoas que coleccionam pintura já não têm medo de mostrar que também compram banda desenhada".

O próximo grande leilão relacionado com Hergé e o mundo de Tintim irá realizar-se no dia 9 de Outubro, no Castelo de Cheverny, no qual o desenhador se inspirou para criar Moulinsart, o retiro do capitão Haddock.

Por outro lado, no próximo sábado, dia 5 de Junho, de novo em Paris (Hôtel Marcel-Dassault), irá haver um outro leilão de banda desenhada, que terá como atracção principal 16 desenhos de Hergé, num total de 275 lotes de autores consagrados como Hugo Pratt, Franquin ou Bilal, entre vários outros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt