Stoke City é o clube inglês que tem mais jogadores com Champions

Contratação de Jesé elevou para cinco os futebolistas do plantel com Ligas dos Campeões conquistadas. Chelsea, Man. United, Man. City, Liverpool e Arsenal têm menos
Publicado a
Atualizado a

O Stoke City, clube da Premier League inglesa treinado pelo galês Mark Hughes, é desde ontem o emblema britânico com mais jogadores no plantel com Ligas dos Campeões conquistadas. A equipa da cidade da indústria cerâmica assegurou a contratação do espanhol Jesé Rodríguez, por empréstimo do PSG, e tem neste momento cinco futebolistas que ostentam no currículo a prova mais importante de clubes da Europa, mais do que os colossos Manchester United, Man. City, Liverpool, Arsenal ou Chelsea.

O avançado espanhol de 24 anos, uma das vítimas da contratação milionária de Neymar por parte do clube parisiense, ganhou a Champions ao serviço do Real Madrid em duas ocasiões (2013-14 e 2015-16), e junta-se agora a um lote de quatro futebolistas do Stoke que já festejaram a conquista da Liga dos Campeões: Bojan Krkic (pelo Barcelona em 2008-09 e 2010-11), Darren Fletcher (Manchester United, 2007-08), Ibrahim Afellay (Barcelona, 2010-11) e Xherdan Shaqiri (Bayern Munique, 2012-13).

A equipa que mais se aproxima do Stoke City é o campeão Chelsea, com quatro jogadores vencedores da Champions: David Luiz, Gary Cahill, Pedro Rodríguez e Morata. Segue-se o Manchester City com três (Danilo, Claudio Bravo e Yaya Toure), o Manchester United com dois (Michael Carrick e Juan Mata), o Liverpool (Daniel Sturridge) e Arsenal (Petr Cech) com um. No total, na Liga inglesa atuam 21 jogadores com Champions ganhas... e cinco são do modesto Stoke City.

O Stoke nunca participou na Liga dos Campeões - o máximo que o clube fundado em 1863 conseguiu nas provas europeias foram três participações na Taça UEFA/ /Liga Europa, nas temporadas 1972-73, 1974-75 e mais recentemente em 2011-12 (passou a fase de grupos, mas caiu depois numa eliminatória diante do Valência).

Contrariando a tendência dos clubes ingleses esta temporada, o Stoke City, 13.º classificado na época passada, gastou apenas 7,7 milhões de euros em reforços neste defeso. E o mais curioso é que a totalidade do dinheiro foi investido num único jogador: o defesa-central holandês Martins Indi, contratado recentemente ao FC Porto, que se junta a Giannelli Imbula, também antigo jogador dos dragões que está no clube desde 2016.

Francisco Gento, antiga lenda do Real Madrid, continua a ser o jogador com mais Ligas dos Campeões (neste caso no formato de Taça dos Campeões Europeus) conquistadas, num total de seis, mais duas do que Cristiano Ronaldo, que venceu uma pelo Manchester United e três pelo Real Madrid.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt